Bolsa depois de 4 anos: o que o IBOV, a Selic e o SMLL ensinam?
O Ibovespa subiu 45,8% em 4 anos e a Selic rendeu 63,6%. Veja o que explica a diferença, por que a Bolsa barata pode ficar mais barata e o que fazer
A eleição presidencial terminou com a primeira virada entre os turnos desde 1989. O governo atual, que estava 2,2 milhões de votos atrás no primeiro turno, venceu o segundo por 4,4 milhões e se mantém no poder por mais quatro anos.

O cenário-base do mercado era outro resultado: desde meados de agosto, o Ibovespa (IBOV) chegou a subir cerca de 25%, e o índice de small caps (SMLL), cerca de 40%, até o recorde de 9 de outubro.
Primeiro pregão depois do 2º turno: IBOV −13,9% e dólar +8%
No primeiro pregão após o segundo turno, o IBOV caiu -13,9% e o dólar subiu +8%, na maior queda do índice em um dia desde março de 2020.
Não dá para prever como serão os próximos quatro anos. Mas podemos olhar como foram os últimos quatro, desde a eleição de 2022, e o que eles dizem sobre o que fazer com a carteira agora.
IBOV, Selic, SMLL e IDIV em 4 anos: a alta da Bolsa engana
Nos últimos quatro anos, o IBOV subiu +45,8%. Parece bom, até aparecer a régua: a Selic rendeu +63,6% no mesmo período. Quem ficou no Tesouro Selic ganhou mais do que quem comprou Bolsa, sem correr nenhum risco.
O índice de dividendos (IDIV), com +63,7%, empatou com a Selic.


Por que o SMLL caiu 19% enquanto o IBOV subiu
O SMLL caiu -19% em quatro anos. A alta da Bolsa ficou restrita às grandes empresas; as menores, que dependem mais do macro, do investidor ou do crédito local, perderam valor com a Selic de dois dígitos no período.
O investidor local, que é quem compra small caps, migrou para a renda fixa: a parcela das ações no total investido no país está em cerca de 6%, perto das mínimas. Sem comprador, não há múltiplo baixo que segure o preço.
Petrobras, Itaú, Vale e Embraer explicam 75% do retorno do IBOV
Mesmo a alta das grandes empresas não é bem o que parece. A atribuição de retorno mostra que a Petrobras, somando as duas classes de ações, respondeu sozinha por cerca de 19 pontos percentuais dos 45,8% do índice, ou seja, mais de 40% de todo o retorno acumulado.
Com Itaú, Vale e Embraer, apenas quatro empresas explicam cerca de 34 pontos, quase 75% de todo o retorno do IBOV em quatro anos.

Cada uma subiu por um motivo próprio:
- Petrobras (PETR4): dividendos altos e, em 2026, petróleo acima de US$ 100.
- Itaú: quase dobrou, com lucro recorde atrás de lucro recorde e ROE (retorno sobre o patrimônio) acima de 20%.
- Embraer: multiplicou por mais de sete vezes, com carteira de pedidos recorde de US$ 35,7 bilhões na aviação comercial e na defesa.
- Vale: subiu 24% no período, e quase todo esse ganho veio depois do rally que começou em meados de 2025.
Fora dessa lista, o retorno foi magro. A Bolsa subiu puxada por petróleo, bancos privados e exportadoras, setores que se beneficiam de juro alto, de dólar e do fluxo estrangeiro, que compra só as ações mais líquidas. A maior parte das empresas ligadas ao consumo e ao crédito doméstico ficou para trás, e o SMLL resume essa história.
Bolsa barata: P/L do IBOV em 7,9x contra média de 10,5x
Depois da queda, os múltiplos voltaram a chamar atenção. O IBOV negocia a 7,9x lucros projetados para os próximos doze meses, contra média de 10,5x dos últimos 20 anos, mais de um desvio-padrão abaixo da média.

O SMLL está a 7,1x lucros, o menor nível da série, que começa em 2009, contra média de 13,2x. O IDIV negocia a 7,2x, ante média de 9,0x. Na comparação com o próprio passado, os três índices estão baratos.
Por que a Bolsa barata pode ficar mais barata
Só que preço baixo, sozinho, não é motivo para comprar. O IBOV negocia abaixo da média histórica desde o fim de 2021 e chegou perto de 6x lucros em 2022. O SMLL negocia ao redor de 1 desvio-padrão abaixo da média desde 2022 e, mesmo assim, caiu -19% em quatro anos. O fato é que o barato pode ficar mais barato, e por muito tempo.
O múltiplo só volta a subir se o preço subir ou se o lucro esperado cair. Qual dos dois vai acontecer depende do humor e das expectativas do mercado em relação aos juros, ao câmbio, às contas públicas e ao fluxo. Enquanto isso não muda, a Bolsa pode seguir barata — e ficar mais barata ainda.
Fluxo estrangeiro: R$ 10 bilhões entram e R$ 2,8 bilhões saem
Outubro mostrou isso na prática. Com a expectativa de troca de governo, o estrangeiro colocou R$ 10 bilhões na Bolsa em um único pregão, o seguinte ao primeiro turno, mais do que em todo o mês de setembro, e o IBOV foi ao recorde.
Com o resultado do segundo turno, o mesmo estrangeiro retirou R$ 2,8 bilhões em um dia, e a Bolsa devolveu tudo. Desde a véspera do primeiro turno, o IBOV acumula -11,9% e o SMLL, -19,6%. Os lucros das empresas não mudaram nesse curtíssimo prazo; mudou a expectativa.
O que fazer com a Bolsa agora: preservar o capital
O episódio deixa uma lição: a Bolsa brasileira depende de fatores que ninguém controla nem prevê. Em 2026, além das eleições, foram dois os principais.
Fluxo estrangeiro e petróleo: o que move o IBOV
O primeiro é o fluxo estrangeiro. Em 2026, ele passou de R$ 65 bilhões em abril para pouco mais de R$ 10 bilhões em agosto, voltou a mais de R$ 40 bilhões com a aposta eleitoral e agora já recua de novo. O IBOV foi atrás em cada uma dessas pernas.

O segundo é o petróleo. Com a guerra no Oriente Médio, o barril quase dobrou em reais no ano e chegou a US$ 117 em 22 de outubro. Isso sustentou a Petrobras e o IBOV, mas é um fator que pode mudar com um acordo ou um ataque no Estreito de Ormuz, não com os fundamentos das empresas brasileiras.
Dívida pública, meta fiscal e equipe econômica: o que acompanhar
Por isso, não achamos que é hora de ser ganancioso. A prioridade agora é preservar o capital: dar preferência a empresas mais defensivas, com lucro previsível, caixa e histórico de dividendos, que atravessam melhor um período de juro alto e de incerteza. Nos últimos quatro anos, foi exatamente esse grupo que rendeu o mesmo que a Selic.
Isso vale ao menos até o governo sinalizar que vai atacar os pontos que mais preocupam o mercado: a trajetória da dívida pública, que já passa de 82% do PIB, o cumprimento da meta fiscal e a equipe econômica que vai conduzir o próximo mandato. Até lá, o cenário é de volatilidade e pessimismo.
A Bolsa está barata, e isso é um bom ponto de partida para quem tem um horizonte longo. Mas barata ela já está há quatro anos. O que vai fazer a diferença não é o múltiplo de hoje, e sim o que o governo fizer com as contas públicas nos próximos anos.
Publicamos análises todos os dias para te ajudar a investir melhor — marcar como favorita aumenta as chances dos nossos conteúdos chegarem até você.

