Bluesky: rival do Twitter permite criar conta sem convite

Quer conhecer uma nova rede social? Agora qualquer pessoa pode criar conta no Bluesky, que promete competir com o X

Nord Research 11/02/2024 12:00 5 min Atualizado em: 12/02/2024 12:45
Bluesky: rival do Twitter permite criar conta sem convite

O Bluesky, uma nova rede social que almeja competir com o X (antigo Twitter), anunciou que está abrindo suas portas ao público. Desde o dia 6 de fevereiro de 2024, não é mais necessário convite para criar uma conta. 

A rede social oferece uma experiência semelhante ao antigo Twitter, permitindo que os usuários postem mensagens curtas de até 300 caracteres, imagens e gifs animados, além de compartilhar e curtir postagens de outros usuários. 

Confira no artigo abaixo detalhes do Bluesky, como criar uma conta e como funciona. 

O Que é Bluesky?

Bluesky é uma plataforma de microblog concorrente do X (antigo Twitter). Ela foi criada por Jack Dorsey, co-fundador e ex CEO do Twitter, para ser além de uma rede social, mas reinventar a forma como interagimos online. O Bluesky se esforça para criar uma comunidade onde a expressão seja livre, sem restrições ou limitações. 

Após se tornar um forte defensor do Bitcoin e de sua filosofia, que leva o conceito de código aberto um passo adiante ao introduzir o princípio da descentralização, Dorsey embarcou em um novo caminho com o Bluesky. A plataforma foi projetada para colocar o controle de volta nas mãos dos usuários, permitindo que personalizem facilmente sua experiência social.

Quem criou o Bluesky?

O Bluesky foi criado por Jack Dorsey, co-fundador e ex CEO do Twitter. Jack Dorsey é um empreendedor de tecnologia conhecido como defensor da descentralização e da inovação no espaço digital. 

Como funciona o Bluesky?

O Bluesky funciona como uma rede social descentralizada, projetada para oferecer uma alternativa ao modelo centralizado das redes sociais tradicionais. 

Ele é construído sobre o Protocolo AT (Authenticated Transfer Protocol), um protocolo de código aberto desenvolvido internamente pela equipe de engenharia do Bluesky. Ele permite a interoperabilidade entre diferentes serviços e redes sociais que o utilizam. Algumas das principais funções são:

  • Microblogging descentralizado: assim como o Twitter, o Bluesky permite que os usuários publiquem mensagens curtas, chamadas de "skeets", com um limite máximo de caracteres (atualmente até 300). Essas mensagens podem incluir texto, links e mídia;
  • Feed personalizado: os usuários podem personalizar seu feed de acordo com suas preferências, escolhendo quais contas seguir e quais tipos de conteúdo desejam ver;
  • Controle do usuário: cada um pode decidir o que quer ver em sua rede social. Para isso, há opções de filtro de conteúdo e escolha de algoritmo de recomendação.

Uma das principais características do Bluesky é sua descentralização. Ele não é controlado por uma única empresa e os usuários têm a liberdade de migrar suas contas para diferentes provedores sem perder dados. 

A tecnologia por trás do Bluesky

O Bluesky foi desenvolvido a partir de um protocolo de código aberto criado por engenheiros internos, o protocolo AT. Ele pode ser lido e parcialmente modificado por outros usuários que não sejam membros da equipe da plataforma. 

Ainda, deve ser lançada a versão de testes que tornará a rede aberta e o mais customizável possível.

Como entrar no Bluesky?

O passo a passo para criar uma conta e entrar no Bluesky é o seguinte:

  • Acesse o site oficial do Bluesky ou faça o download do aplicativo, disponível para Android e iOS;
  • Clique em “Criar uma nova conta”;
  • Informe seu e-mail, crie uma senha e defina a data de nascimento;
  • Informe seu número de celular com DDD. Você irá receber um código via SMS;
  • Insira o código recebido por SMS;
  • Crie um nome de usuário;
  • Você já pode começar a usar a rede social. 

Após a criação da conta, os usuários podem escolher suas preferências e seguir tendências e feeds, além de poder ativar um filtro de conteúdo para personalizar sua experiência.

Como conseguir convite para o Bluesky?

Até 5 de fevereiro de 2024 era necessário convite para acessar a rede social, mas atualmente não é mais necessário um convite para o Bluesky. Qualquer pessoa com mais de 13 anos pode acessar o site e criar uma conta gratuita. Também é preciso ter um endereço de e-mail e número de telefone para receber um SMS. 

Desde o seu lançamento em fevereiro de 2023, aproximadamente 3,2 milhões de usuários aderiram à rede.  O sucesso pode ser anto por sua curiosidade tecnológica quanto pela insatisfação com as mudanças ocorridas no Twitter desde a aquisição por Elon Musk.

Segundo dados oficiais, apenas 48 horas após a abertura para o público, mais de 1 milhão de pessoas já haviam criado uma conta na plataforma.

Quais os diferenciais do Bluesky?

Atualmente, a plataforma não exibe anúncios e não utiliza algoritmos por padrão. Em vez disso, os usuários enxergam apenas as postagens das contas que optaram por seguir.

Diferente do 'X', a Bluesky não exibe anúncios e utiliza algoritmos. 

No entanto, é possível personalizar e compartilhar algoritmos próprios, chamados de "feeds", conforme as preferências individuais.

Bluesky é o novo Twitter?

Bluesky entra em um mercado altamente competitivo das redes sociais, concorrendo com gigantes como X (antigo Twitter) e Threads (da Meta). No entanto, sua abordagem descentralizada e seu compromisso com a liberdade de expressão podem atrair usuários desiludidos com as políticas de moderação de outras plataformas.

Ele é conhecido como "novo Twitter" por ter sido criado pelo co-fundador do Twitter e ter semelhanças com a rede social. Especialmente quando se trata de formato de postagens e interação social. 

Acompanhe o blog da Nord Research para acompanhar as novidades do Bluesky e outras redes sociais, além de notícias sobre o mercado financeiro. 

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.

Perguntas frequentes

O que é o Bluesky?

O Bluesky é uma plataforma de microblogging criada para competir com o X (antigo Twitter), oferecendo uma experiência semelhante de interação social online. Ele foi criado por Jack Dorsey, co-fundador e ex CEO do Twitter. 

Como funciona o Bluesky?

O Bluesky funciona como uma rede social descentralizada, permitindo que os usuários publiquem mensagens curtas, personalizem seus feeds e controlem sua própria experiência social, sem depender de uma única empresa controladora.

Como entrar no Bluesky?

Para criar uma conta no Bluesky, basta acessar o site oficial ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS. Depois, crie uma conta com seus dados pessoais. Não é mais necessário convite para acessar o Bluesky.

Tópicos Relacionados

Compartilhar