Bitcoin vale a pena antes do novo halving?

Halving do bitcoin tem potencial para levar o ativo a uma nova máxima de preço em 2024; veja contagem regressiva

Luiz Pedro Andrade de Oliveira 08/02/2024 09:09 6 min
Bitcoin vale a pena antes do novo halving?

Mercado de criptomoedas em 2024

O ano de 2024 traz consigo muita expectativa para o mercado de criptoativos. Abaixo, destacamos os fatores principais para o otimismo com o setor:

  • Aprovação dos ETFs de bitcoin nos Estados Unidos;
  • Halving do bitcoin;
  • Melhora no cenário macroeconômico.

ETF de bitcoin

Os ETFs de bitcoin foram aprovados em janeiro de 2024, e o resultado inicial foi diferente do que o mercado esperava, com o bitcoin marcando uma queda de -8,83%. Agora, toda a expectativa acerca do bitcoin está relacionada ao halving

As dúvidas que surgem disso são: “Por que o bitcoin não subiu após o ETF?”; “O que indica que ele vai subir por causa do halving?”; "Por que a aprovação dos ETFs de BTC não fez a cripto disparar?"

Por que o bitcoin não disparou com aprovação dos ETFs?

Os ETFs são fundos passivos — ou seja, sem um gestor fazendo movimentações neles — que replicam um índice ou um ativo real não listado em bolsa de valores.

A aprovação de um ETF de bitcoin trazia muita expectativa pelo fato de abrir a possibilidade de investir em uma ferramenta que replicasse a performance do bitcoin a milhões de investidores registrados nas bolsas de valores dos Estados Unidos que não se dispunham a abrir uma conta em corretoras de criptoativos.

No entanto, o resultado no primeiro mês foi diferente do esperado por dois motivos principais:

Compre no boato e venda no fato 

A antecipação do evento gerou um crescimento significativo no preço do ativo nos meses que antecederam a aprovação de fato. 

O bitcoin subiu 63% nos três meses que antecederam a aprovação. Com isso, muitos investidores optaram por realizar seus lucros, assim, gerando uma pressão vendedora.

Venda de GBTC

Um dos 11 ETFs de bitcoin que foram aprovados nos Estados Unidos foi o da Grayscale, empresa que já tinha um Trust de bitcoin listado em bolsa nos EUA e que conseguiu a conversão do Trust para ETF.

No entanto, o Trust vinha operando com deságio em relação ao preço do bitcoin e, com a aprovação do ETF, a Grayscale precisou intervir para o fechamento dessa diferença. 

Com isso, muitos investidores do GBTC quando era um Trust optaram por vender o ativo.

Especula-se que o movimento de venda do GBTC tenha sido encabeçado pela FTX, empresa que foi a segunda maior corretora de criptoativos do mundo até 2022 e que veio à falência em novembro daquele ano. 

A venda da FTX em GBTC representou um valor de aproximadamente US$ 1 bilhão.

Leia também: ETFs de Bitcoin e como eles estão performando

A grande questão agora é: ainda há possibilidade de o bitcoin subir com o halving? Se sim, por quê?

Vamos entender isso agora, começando pelo básico.

O que é o halving?

O halving é uma prática que tem papel preponderante na política monetária do bitcoin. Ela consiste em um corte pela metade na recompensa dos mineradores e, por consequência, na emissão do bitcoin. Os halvings ocorrem a cada 210.000 blocos minerados, isso dá algo próximo a 4 anos.

Vamos entender os conceitos citados acima de forma mais clara.

O bitcoin é uma moeda digital descentralizada, A validação das transações de bitcoin é feita em blocos (conjuntos de transações). 

Esses blocos são validados por pessoas que utilizam computadores especialmente equipados e resolvem problemas matemáticos para validá-los e, assim, liberar sua recompensa em bitcoin. 

Essas pessoas são conhecidas como "mineradores" e esse é o único jeito de criar novos bitcoins. Cada bloco leva em torno de 10 minutos para ser validado.

O halving é o corte pela metade na recompensa dos mineradores por validar um bloco e, na prática, é também um corte pela metade na emissão de novos bitcoins.

Quando o bitcoin foi criado, em 2009, a recompensa por bloco minerado era de 50 bitcoins (BTC). O primeiro halving ocorreu em 2012, levando a recompensa por bloco para 25 bitcoins.

Em 2016, tivemos o segundo halving, que levou a emissão de bitcoin para 12,5 bitcoin.

Em 2020, o terceiro halving nos trouxe ao estágio atual, de 6,25 bitcoin por bloco de transações, o que dá aproximadamente 10 minutos.

O próximo halving, previsto para ocorrer em abril de 2024, levará a emissão de bitcoin a 3,125 BTC por bloco.

O processo de halving continuará ocorrendo a cada 210.000 blocos minerados até que o máximo de bitcoins emitidos seja atingido. O máximo de bitcoin a existir será de 21 milhões de bitcoin

A previsão é que o máximo de bitcoins emitidos seja atingido no ano de 2140.

Mas, voltando para 2024, vamos entender: por que o bitcoin sobe com o halving?

Por que o bitcoin sobe com o halving?

Os halvings sempre foram um grande marcador de ciclo do mercado de criptoativos. 

O bitcoin, especificamente, sempre teve um ano positivo pós-halving.

O halving é um evento que costuma formar preço no bitcoin por dois motivos:

1. Atração da atenção

O halving é um evento que gera muito burburinho e, por isso, traz a atenção das pessoas para o bitcoin e para os criptoativos. 

Boa parte da alta pré e pós-halving é por conta de um fluxo de expectativa do mercado que tenta antecipar o movimento, vendendo após a consumação do evento.

2. Choque de oferta

Pensando no bitcoin como uma moeda, sua emissão é cortada pela metade a cada quatro anos aproximadamente. 

Isso tende a gerar uma apreciação natural da moeda, por reduzir sua oferta circulante, tendo uma demanda constante ou crescente.

Esse é um contraponto bem interessante a ser feito comparando o bitcoin às moedas fiduciárias como real, dólar, euro, entre outras.

Enquanto a impressão das moedas fiduciárias apenas aumenta ao longo do tempo, gerando uma crescente inflação, a emissão do bitcoin é cortada pela metade periodicamente, tornando-o uma moeda desinflacionária.

A tendência é que entre um halving e o halving seguinte, a inflação do bitcoin também caia significativamente.

Quando acontecerá o próximo halving?

O próximo halving do bitcoin está previsto para acontecer em abril de 2024. Não é possível cravar a data exata, pois isso depende da manutenção do tempo de mineração de um bloco.

Porém, a estimativa, caso os blocos permaneçam sendo minerados em aproximadamente 10 minutos, é que o halving ocorra no dia 19 de abril, por volta das 14h do horário de Brasília.

Vale ressaltar que o halving é um evento que ocorre automaticamente e é pré-programado na blockchain do bitcoin.

Caso queira ver a contagem regressiva atualizada, clique aqui.

Bitcoin vale a pena antes do halving?

Na minha opinião, o investimento em bitcoin (BTC) tem um caráter de longo prazo, ou seja, não deve depender de eventos únicos. 

No entanto, visto que há uma oportunidade adiante, é um bom momento para começar a comprar bitcoin. Não por conta do halving exclusivamente, mas também por conta dele.

O bitcoin é um ativo que melhora o seu racional de investimento ao longo do tempo, e o começo de 2024 está sendo importante para provar isso.

Tópicos Relacionados

Compartilhar