BCE mantém taxa de juros em 2% ao ano
O Banco Central Europeu manteve as taxas de juros inalteradas nesta quinta-feira, 24, após oito cortes em um ano. Veja os detalhes

O Banco Central Europeu (BCE) interrompeu o ciclo de cortes e manteve os principais juros inalterados na zona do euro. A taxa de depósito segue em 2,00% ao ano, enquanto a taxa de refinanciamento está em 2,15%. A decisão já era amplamente esperada pelo mercado e foi unânime.
A justificativa principal é que a inflação voltou a estabilizar-se no alvo de 2% — em junho, ela atingiu essa meta, após oscilar levemente em 1,9% em maio. Segundo o BCE, as "pressões domésticas de preços continuam a diminuir, com crescimento mais moderado dos salários", e o entorno econômico permanece "resiliente, apesar de um contexto global incerto”.
Apesar da inflação dentro da meta, pesam fatores adversos externos — especialmente a incerteza nas negociações comerciais com os EUA.
O prazo para um possível acordo (e evitar tarifas adicionais) vence em 1º de agosto. Uma imposição de tarifas de até 15% (ou até 30%, conforme advertência prévia) poderia impactar negativamente tanto o crescimento quanto a inflação
