BC Protege+: como funciona a proteção contra fraudes no sistema financeiro
O BC Protege+ permite impedir aberturas de conta sem autorização, protegendo CPF ou CNPJ contra fraudes bancárias
O BC Protege+ é o novo serviço gratuito do Banco Central do Brasil (BC) que permite a pessoas físicas e jurídicas bloquear a abertura de contas em seu nome ou a inclusão como titular ou representante em contas de terceiros.
Ao habilitar esse recurso, a pessoa física ou jurídica informa às instituições financeiras que não deseja abrir contas naquele momento nem ser incluída como titular ou representante em contas de terceiros.
As instituições financeiras e bancos são obrigados a consultar o BC Protege+ antes de abrir uma nova conta, e, caso a proteção esteja ativa, a operação será impedida.

Como ativar o BC Protege+
A ativação do BC Protege+ é feita por meio da área logada do site do Banco Central, utilizando a conta gov.br com nível prata ou ouro e autenticação em duas etapas.
Veja passo a passo para ativar a proteção BC Protege+:
- Acessar a área logada do “Meu BC” no site do Banco Central.
- Fazer login com sua conta gov.br (nível prata ou ouro), com autenticação em duas etapas.
- No menu “Serviços > Cidadão > Meu BC”, selecionar BC Protege+ e ativar a proteção. Para empresas, basta que sócio ou colaborador autorizado ative o bloqueio para o CNPJ.
O que muda na prática
Com a proteção ativada, o sistema impede automaticamente qualquer nova abertura de conta ou inclusão de titularidade sem seu consentimento. As próprias instituições financeiras são obrigadas a consultar o BC Protege+ antes de criar uma conta. Se o bloqueio estiver ativo, a operação será recusada.
Caso você decida abrir uma conta por conta própria, é preciso voltar ao sistema e desativar a proteção — a desativação vale até que você a reative.
Por que usar o BC Protege+
O serviço foi criado para combater fraudes de identidade e o uso indevido de dados por criminosos, como a abertura de contas falsas ou a criação de “contas laranja”. Ele oferece controle total ao usuário, permitindo que apenas quem quiser abrir uma conta tenha esse processo autorizado de forma consciente.
É especialmente útil para pessoas que raramente abrem novas contas e para empresas que desejam reforçar a proteção contra golpes no nome do CNPJ.
Em tempos de aumento nas fraudes digitais, o BC Protege+ surge como uma solução eficiente e acessível para garantir mais tranquilidade no relacionamento com o sistema financeiro.

