BB Seguridade (BBSE3) tem lucro recorde no 3T25
Seguradora bate as expectativas do mercado e apresenta o melhor resultado desde seu IPO, em 2013
A BB Seguridade (BBSE3) registrou mais um bom resultado no 3T25, com seu lucro líquido apresentando crescimento de +13% na comparação anual.
Apesar de uma leve expansão no resultado operacional (não decorrente de juros) de +3%, a forte alta de +55% em seu resultado financeiro contribuiu para que o lucro superasse as expectativas do mercado, que projetava algo em torno de +4%.
Mas, mesmo com o bom resultado apresentado, será que ainda vale a pena comprar as ações da seguradora neste momento? Confira nossa análise abaixo.
Resultado financeiro surpreendendo
A BB Seguridade entregou, novamente, bons números trimestrais, que foram impulsionados, basicamente, pela combinação de dois fatores: (i) sua solidez operacional e (ii) um ótimo resultado financeiro.
Começando pelos principais segmentos de atuação da companhia, o lucro líquido da Brasilseg, seu negócio de seguros, cresceu +7% no trimestre, com forte evolução do resultado financeiro (+51%), em função da maior taxa média da Selic.
Na Brasilprev, o lucro líquido de sua operação de previdência foi +19% superior ao 3T24, também beneficiado pela melhora no desempenho financeiro, com redução do custo do passivo.
Já na BB Corretora, segmento de maior representatividade nos resultados consolidados, o lucro subiu +9%, com alta nas receitas de corretagem e expansão da margem líquida.
Por fim, na Brasilcap, seu lucro líquido teve alta expressiva de +31%, impulsionado tanto pelo crescimento do saldo médio de ativos rentáveis quanto pela melhora da margem financeira.
Analisando os números consolidados, o resultado financeiro combinado da BB Seguridade e de suas investidas atingiu R$ 714 milhões, crescimento de +55%, em função, principalmente, da maior taxa Selic e da evolução do saldo médio das aplicações financeiras.
Assim, o resultado financeiro representou 28% do lucro líquido da empresa no período, que atingiu R$ 2,6 bilhões no 3T25 — alta de +13% e recorde desde seu IPO, realizado em 2013.

O que esperar para a reta final de 2025
Além dos resultados trimestrais, a BB Seguridade também atualizou sobre o andamento de seu guidance (projeções) para 2025.
Agora, no acumulado dos nove primeiros meses do ano, a seguradora manteve o crescimento de seu resultado operacional acima do teto do intervalo esperado (5,9% vs. +1% a +4%).
Já os prêmios emitidos seguem abaixo das projeções (-7,9% vs. -4% a +1%), seguindo a mesma dinâmica dos trimestres anteriores. Vale lembrar que, no 2T25, a companhia havia revisado suas estimativas para baixo, tendo em vista o cenário desafiador.
Por fim, no indicador de reservas de previdência PGBL e VGBL da Brasilprev, a variação segue em linha com o esperado, no piso do intervalo entre +9% e +12% para 2025.

Ainda que precise entregar melhores números quando o assunto é prêmios emitidos, a tendência é que a companhia feche o ano com bons resultados operacionais e financeiros.
Comprovando a tese de resiliência
Como foi possível observar, a BB Seguridade mostrou, mais uma vez, o porquê de ser uma das queridinhas entre os investidores brasileiros (mesmo em um ano difícil para suas ações).
Atuando em um setor resiliente e previsível, a empresa ganha dinheiro de duas formas: por meio da emissão de prêmios de seguros e do investimento dos prêmios recebidos.
A emissão envolve a avaliação do risco associado a um cliente ou a um ativo e a determinação de um prêmio de seguro apropriado para cobrir esse risco.
Além do resultado operacional, a companhia pode investir os prêmios recebidos antes dos mesmos serem necessários para pagar possíveis indenizações, o que gera receita financeira (ainda mais com juros altos) e contribui, positivamente, para o seu lucro líquido.
Dessa forma, seja em ambientes macroeconômicos positivos ou negativos, a BB Seguridade consegue manter resultados sólidos e, consequentemente, assegurar bons pagamentos de dividendos aos seus acionistas (como vem sendo feito ao longo do ano).

Agora, a pergunta que não quer calar é:
Vale a pena comprar BBSE3?
Sim. Seguimos recomendando a compra das ações da BB Seguridade.
Além dos fatores internos e setoriais, que elevam sua solidez e visibilidade futura, os papéis da seguradora negociam a um preço muito atrativo neste momento.
Apesar de estarem, praticamente, no zero a zero em 2025, os acionistas viram suas ações caindo cerca de -15% desde abril, movimento puxado principalmente pelos temores (muitas vezes irracionais) do mercado em relação ao Banco do Brasil e ao cenário para o segmento rural.

Vale destacar que, como vimos anteriormente, a BB Seguridade está em um momento (bem) diferente em relação ao banco estatal com o qual realiza suas operações.
Com a queda das ações, a empresa passou a ser negociada por um Preço/Lucro de apenas 7x (menos da metade da média histórica da Bolsa brasileira, de 15x) e possui um dividend yield de 13% (mais do que o dobro da média no país, de 6%).
Sendo assim, BBSE3 segue como uma das principais posições do Nord Dividendos.

