6 modelos de aviões fabricados pela Embraer

Os aviões da Embraer são motivo de orgulho nacional há mais de 50 anos. Conheça a empresa, seus tipos de aeronaves e principais modelos!

Nord Research 12/09/2023 13:27 9 min Atualizado em: 27/09/2023 13:40
6 modelos de aviões fabricados pela Embraer

De olho no futuro, o objetivo é que os aviões da Embraer contribuam para que essa indústria zere as emissões líquidas de carbono até 2050.

Os aviões da Embraer nasceram do sonho de transformar o Brasil em um país com a mais alta tecnologia e são motivo de orgulho nacional há mais de 50 anos. E, para chegar a ser uma das maiores do mundo na aviação comercial, a empresa afirma ter como principais ferramentas o design, a engenharia imaginativa e a tecnologia.

Neste artigo, confira os principais modelos de aviões fabricados pela empresa brasileira, assim como os projetos da companhia para o futuro. Acompanhe!

Sumário

O que é a Embraer?

Criada em 1969 com apoio do governo brasileiro, a Embraer é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo e líder no segmento de até 150 assentos. Além disso, é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.

Com mais de oito mil aeronaves vendidas ao longo de sua história, a empresa possui unidades industriais, escritórios e centros de distribuição de peças e serviços nas Américas, África, Ásia e Europa. Sua sede está localizada em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Por que a Embraer vende mais aviões fora do Brasil?

De acordo com a Embraer, mais de 90% da produção de aviões da Embraer é exportada, principalmente, para os Estados Unidos e a Europa. Isso se deve ao fato de o mercado nacional de aviação regional não ser tão desenvolvido no Brasil como é fora.

As aeronaves de pequeno porte, como as fabricadas pela empresa, costumam ser adotadas em rotas domésticas mais curtas. Afinal, não vale a pena colocar um avião de altitude maior numa rota curta, porque a seu desempenho não será tão bom.

No país, a principal compradora dos aviões fabricados pela Embraer é a companhia Azul. Para se ter uma ideia, foram adquiridos 60 aviões ao todo em 2022. Já a GOL e a Latam não possuem aeronaves da empresa brasileira em sua frota.

Quais são os tipos de aviões fabricados pela Embraer?

Comercial

Mais de 100 clientes consumidores dos aviões da Embraer no mundo operam as famílias ERJ e E-Jets. Enquanto a primeira conta com opções de 37, 44 e 50 assentos, a segunda inclui quatro modelos de aeronaves que possuem entre 70 e 130 assentos.

Em 2013, houve o lançamento da segunda geração da família de E-Jets, o E-Jets E2, com capacidade de até 146 passageiros.

Executivo

No mercado de aviação executiva desde 2000 com o jato Legacy, a Embraer possui hoje o portfólio mais amplo do mercado.

Em 2005, lançou dois novos modelos de aeronave: o Phenom 100 e o Phenom 300. Dois anos depois, é a vez do Lineage 1000, do Legacy 450 e do Legacy 500. Em 2009, houve a estreia da primeira aeronave Legacy 650.

Defesa e Segurança

Presente em mais de 60 países, a Embraer Defesa e Segurança é líder na indústria aeroespacial e de defesa da América Latina.

Além da aeronave de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano e da aeronave de transporte militar multimissão KC-390, a empresa também oferece uma linha de soluções integradas e aplicações de Comando e Controle (C4I), radares, ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) e espaço.

Aviação Agrícola

Na década de 1980, a Embraer adquiriu a Indústria Aeronáutica Neiva, ampliando o seu universo de produtos. Dois anos depois, a Embraer Aviação Agrícola deu início à produção do Avião Agrícola Ipanema.

Em 2005, uma versão do Ipanema se tornou a primeira e única aeronave no mundo certificada para voar com etanol.

Quais são os principais modelos de aeronaves da Embraer?

Linha E-Jets

Por conta da demanda por jatos de média capacidade, a Embraer projetou a família E-Jets composta pelos jatos E170 (70 a 78 passageiros), E175 (78 a 88 passageiros), E190 (96 a 114 passageiros) e E195 (100 a 124 passageiros).

Com os E-Jets, a ideia de que os aviões menores são menos confortáveis teve fim e a empresa assumiu a liderança mundial do mercado de jatos comerciais para até 150 passageiros.

Já a segunda geração da família de E-Jets, o E-Jets E2, é formada pelo E190-E2 (97 a 114 passageiros) e o E195-E2 (146 passageiros).

Linha ERJ

A linha ERJ também tem quatro tipos de aviões comerciais:

  • ERJ145: é o primeiro avião comercial a jato produzido pela Embraer, com capacidade de 50 passageiros. Deu origem à família ERJ;
  • ERJ135: variação do ERJ145 encomendada pelo mercado de defesa, com capacidade para 37 passageiros;
  • ERJ140: variação do ERJ145 encomendada pelo mercado de aviação executiva, com capacidade para 44 passageiros;
  • ERJ145XR: sua principal diferença visual em relação aos demais aviões da família ERJ é a utilização dos winglets, dispositivo aerodinâmico que reduz a turbulência gerada nas extremidades alares, diminui o consumo de combustível e proporciona maior alcance à aeronave.

Linha Phenom

Esta linha conta com o Phenom 100 / 100EV (4 a 7 passageiros) e o Phenom 300 / 300E (7 a 10 passageiros).

O Phenom 100 / 100EV é destaque mundial na categoria entry-level, com ótimo desempenho em pistas curtas. Além disso, é o sonho de consumo de quem deseja pilotar sua própria aeronave.

Já o Phenom 300 / 300E é o jato do segmento light mais vendido do mundo por sete anos consecutivos e o avião executivo mais bem-sucedido das últimas décadas. Na categoria single-pilot, é o mais rápido, eficiente e de maior alcance do mercado.

Linha Legacy

A linha Legacy é composta pelo Legacy 450 (7 a 9 passageiros), Legacy 500 (8 a 12 passageiros), Legacy 650 (15 passageiros).

O Legacy 600 nasceu da plataforma do ERJ 135, sendo acrescentada maior potência, novo sistema de combustível que aumentou o alcance para 3.250 milhas náuticas, alto padrão de conforto, amplo espaço de cabine, tecnologia de ponta e baixo custo operacional.

O sucesso dessa linha levou a Embraer a criar uma nova unidade de negócios com foco exclusivo na aviação executiva.

Linha Lineage

A linha Lineage tem o Lineage 1000 / 1000E com capacidade para 19 passageiros. Trata-se do maior jato executivo produzido pela Embraer, possibilitando diferentes configurações de cabine interna.

A empresa diz que ele é comparado a uma suíte voadora de um hotel cinco estrelas, com espaço para criação de ambientes de trabalho, descanso e reuniões.

Linha de aeronaves militares

A linha de aeronaves militares é formada por:

  • F-39 Gripen: com a inauguração da sua linha de produção em maio de 2023, o Brasil passou a ser o único produtor do caça F-39 Gripen fora da Suécia;
  • C-390 Millennium: é a nova geração de aeronave militar de transporte multimissão que traz mobilidade, alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais em uma única plataforma;
  • A-29 Super Tucano: foi selecionado, contratado e certificado pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), é altamente manobrável e controlável e possui excelente visibilidade do cockpit;
  • Praetor 600 AEW: desenvolvido em parceria com a empresa israelense IAI, o jato pode executar diferentes missões de defesa e segurança.

Quais são os projetos da Embraer para o futuro?

Em 2021, a Embraer fez o anúncio de uma família de aeronaves conceito até 50 passageiros, a fim de contribuir para que a indústria alcance a meta de zero emissões líquidas de carbono até 2050.

A Energia Family faz parte da iniciativa Sustentabilidade em Ação e conta com quatro aviões de tamanhos diversos que possuem diferentes tecnologias de propulsão: eletricidade, célula de combustível de hidrogênio, turbina a gás de duplo combustível e híbrido-elétrico.

Cada um deles vem sendo analisado segundo a sua viabilidade técnica e comercial. A empresa fez parceria com um consórcio internacional de universidades de engenharia, institutos de pesquisas aeronáutica e empresas para entender melhor a captação, armazenamento e gerenciamento térmico de energia, além de suas aplicações para a propulsão sustentável dos aviões.

“Estamos trabalhando agora para ajustar os primeiros conceitos de avião, aqueles que podem começar a reduzir as emissões o quanto antes. Aeronaves pequenas são ideais para testar e comprovar novas tecnologias de propulsão para que elas possam, posteriormente, ser aplicadas em aeronaves maiores", explicou o vice-presidente sênior de Engenharia, Tecnologia e Estratégia Corporativa da Embraer, Luis Carlos Affonso.

O conteúdo foi útil para você? Então, siga a Nord Investimentos nas redes sociais: Spotify, LinkedIn, Youtube e Facebook!

Resumindo

Quais são os aviões da Embraer?

A Embraer conta com um leque extenso de modelos de aviões. Há as linhas E-Jets, ERJ, Phenom, Legacy, Lineage e uma vertente de aeronaves de utilização militar. Dentre esses tipos, há os que se servem a uso comercial, executivo e até agrícola.

Qual é o maior avião que a Embraer fabrica?

O maior avião fabricado pela Embraer é o E195-E2, da segunda geração da família de E-Jets, o E-Jets E2. Ele tem capacidade para 146 passageiros.

Em março de 2023, o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, disse que a empresa tem as habilidades requeridas para a construção de uma aeronave maior. Segundo ele, isso pode ser uma oportunidade para o futuro, porque, no momento, as prioridades são outras.

Compartilhar