Ata do Fed: divisão entre diretores reforça incertezas para cortes de juros nas próximas reuniões

Dois diretores já defendem cortes de juros, mas a maioria se mostra mais cautelosa

Christopher Gomes Galvão 18/02/2026 17:43 2 min
Ata do Fed: divisão entre diretores reforça incertezas para cortes de juros nas próximas reuniões

A ata referente à decisão de janeiro do Federal Reserve, quando a taxa básica de juros foi mantida inalterada na faixa de 3,50% a 3,75%, não trouxe grandes novidades em relação às comunicações recentes. 

Ainda assim, evidencia a divisão de opiniões entre os membros: dos 12 votantes, Christopher Waller e Stephen Miran foram os únicos a defender um corte de 0,25 p.p.

Divisão interna sobre os juros nos EUA

A divergência entre os membros do Fed reflete o atual momento da economia americana.

Por um lado, a inflação nos EUA vem apresentando desaceleração gradual. Por outro, os índices de preços ainda permanecem acima da meta oficial de 2% ao ano, o que exige cautela na condução da política monetária.

Além disso, o mercado de trabalho segue resiliente, com níveis sólidos de geração de emprego e crescimento salarial. Esse cenário reduz a urgência para o início imediato de cortes de juros.

Política monetária segue dependente de dados

O documento reforça que as próximas decisões estarão condicionadas aos dados econômicos divulgados e que, portanto, a política monetária não segue um curso predeterminado. Em outras palavras, não há motivos para o Fed ter pressa em iniciar os cortes de juros. 

Quando o Fed pode iniciar os cortes de juros?

Apesar da postura cautelosa, novos cortes de juros seguem no radar para as próximas reuniões. No entanto, a confirmação desse movimento dependerá de dados que confirmem uma trajetória consistente de desaceleração.

Nossa avaliação é que o Fed mantenha os juros inalterados nas reuniões de março e abril de 2026. A partir de junho, aumenta a probabilidade de retomada do ciclo de cortes, já sob o comando do novo presidente do Fed.

Tópicos Relacionados
Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.