As 6 ações que não podem faltar na sua carteira em 2023

Os ativos foram escolhidos pela equipe de research da Nord considerando o cenário macroeconômico global e doméstico daqui para a frente; confira

Nord Research 01/01/2023 12:00 5 min
As 6 ações que não podem faltar na sua carteira em 2023

Disponibilizamos as melhores oportunidades do mercado para você ter possibilidades de ganhos maiores — especialmente no longo prazo.

Para 2023, os cenários macroeconômico global e doméstico seguem repletos de desafios.

Por exemplo, as economias dos EUA e da Europa podem entrar em recessão, enquanto no Brasil, apesar de o Banco Central ter sinalizado uma pausa na alta de juros, as incertezas políticas persistem.

Por isso, mais do que nunca, é importante saber quais empresas têm maior potencial de crescimento e retorno para diversificar seus aportes.

Para te ajudar a investir, os analistas Victor Bueno e Danielle Lopes, responsáveis pelas carteiras Nord Small Caps e Nord Ações, respectivamente, selecionaram 6 ações fundamentais para compor a sua carteira em 2023.

1. Prio


A primeira ação destacada pelos analistas é a Prio (PRIO3), empresa focada na produção de petróleo e gás. Sua estratégia é majoritariamente (embora não a única) explorar campos maduros (já produtores), considerados ativos “pequenos” para as majors, para então gerar valor por meio da redução de custos e da revitalização da produção (extensão da vida útil) desses campos. Acreditamos que com (i) a entrada de Dommo nos resultados (provavelmente no 4T22), (ii) Albacora Leste em 2023, (iii) campanha de revitalização em Albacora Leste no futuro, (iv) Wahoo em 2024 e (v) Itaipu em um futuro próximo, a produção da companhia poderá triplicar em relação ao 3T22.

Negociando a 6x Ebitda, precifica os atuais resultados, mas não precifica os resultados futuros contratados. Assim, reforçamos nossa recomendação de compra para as ações PRIO3.

2. BTG Pactual


No setor bancário, nossa preferência é para as ações do BTG Pactual (BPAC11). O banco está organizado em cinco áreas de negócios: Investment Banking, Sales and Trading, Asset Management, Wealth Management e Non-core Business. Consideramos isso como um diferencial, dado que, com receitas bem pulverizadas, o BTG é capaz de crescer mesmo com um mercado de capitais mais fraco — crescer segmentos de crédito que não envolvem o varejo e com pouco risco de inadimplência, elevar a captação para a gestão de fundos e fortunas, o que gera estabilidade e crescimento para o negócio no longo prazo.

A 10x lucros, BTG negocia abaixo da sua média histórica de preços e com mais crescimento do que no passado (a 15x lucros), o que torna seu preço bastante atrativo diante da enorme margem de segurança.

3. 3R Petroleum


Com uma capacidade de aumentar a sua produção em mais de 650% até 2025, com a incorporação dos campos adquiridos e projetos de redesenvolvimento que serão realizados neles, a 3R Petroleum (RRRP3) é uma das empresas de maior visibilidade de crescimento em toda a bolsa de valores do Brasil. Com tamanho potencial de expansão de produção, além de uma melhor eficiência esperada para os próximos anos, o mercado definitivamente não está precificando de maneira correta as ações da empresa, que negociam hoje a menos de 9x Ebitda.

Reiteramos nossa recomendação de Compra e visão positiva da 3R, não só para 2023 como para o longo prazo, ainda mais por seu crescimento não depender do preço que é negociado pelo barril de petróleo e por suas receitas serem dolarizadas (aumenta a proteção em períodos como o atual).

4. 3tentos


Apesar de ter sido impactada em 2022 pela quebra de safra da soja no RS, a 3tentos  (TTEN3) segue empenhada para dobrar de tamanho nos próximos anos e tem condições de sobra para manter seu crescimento de resultados com uma operação diversificada e cada vez mais rentável, além de poder se beneficiar das boas expectativas para a safra 22/23 no Brasil. Negociando a apenas 9x lucros, TTEN3 se mantém como um dos grandes potenciais de nossa carteira.

5. Hypera


Com relação a empresas de saúde, nossos analistas preferem a farmacêutica Hypera Pharma (HYPE3), que atua com cerca de 85% de produtos voltados para o varejo (os demais 15% para mercado institucional), entre os mais conhecidos: Neosoro, Torsilax, Buscopan, Buscofem, Benegrip, Engov e Neosaldina.

A nosso ver, a vantagem da companhia frente aos demais concorrentes é o alto poder de escala que sua enorme carteira de produtos lhe permite, o que traz vantagens competitivas positivas, como poder de barganha com fornecedores, efeito de marca forte e diversificação de segmentos.

Negociando a 14x lucros sem considerar o crescimento dos resultados e o guidance, que a própria companhia já confirmou ao mercado que será concretizado, recomendamos compra para as ações HYPE3.

6. Panvel


Com uma estratégia clara de expansão e consolidação de sua marca na região sul do país, a Panvel (PNVL3) segue mostrando uma grande resiliência no crescimento de seus resultados. Recentemente, a empresa bateu recorde em sua venda média por loja, atingindo mais de R$ 600 mil/mês pela primeira vez. Com planos de também dobrar de tamanho até 2025 (e depois expandir para outras regiões) e a 7,5x Ebitda, é outra ótima oportunidade para 2023.

Este conteúdo foi produzido pelos analistas Victor Bueno e Danielle Lopes.

Acesse aqui as análises e teses de investimentos de 3R Petroleum (RRRP3), Panvel (PNVL3) e 3tentos (TTEN3); e neste link as teses de Prio (PRIO3), BTG Pactual (BPAC11) e Hypera Pharma (HYPE3).

Continue acompanhando nossos conteúdos e conte com a Nord Research em sua jornada de investimentos.

Um abraço,

Tópicos Relacionados

Compartilhar