O volume de vendas no varejo recuou 0,4% em abril em relação a março, uma queda levemente menor da esperada pelo mercado de 0,5%. Já na comparação com abril de 2024, o setor apresentou avanço de 4,8%.

Quatro dos oito grupos pesquisados apresentaram retração, com destaque para Combustíveis e Lubrificantes (-1,7%). Entre os segmentos que registraram avanço, o destaque foi para Livros, Jornais, Revistas e Papelaria, com crescimento de 1,6%.

O varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, recuou 1,9%.

Juros altos podem mudar o ritmo no 2º semestre

Apesar de um recuo na leitura mensal, ainda temos um dado forte na comparação anual e com um crescimento acumulado robusto após a pandemia.

Consideramos relevante acompanhar os próximos dados. A expectativa continua sendo de uma desaceleração no segundo semestre, em meio aos juros elevados.

Qual a participação do varejo no PIB brasileiro?

O setor de varejo é fundamental para a economia brasileira por várias razões, entre elas: geração de empregos, contribuição para o PIB, distribuição de produtos e estímulo ao consumo. 

Qual o índice do varejo?

O índice que acompanha o resultado do varejo no Brasil é a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada mensalmente pelo IBGE. 

O que é PMC IBGE?

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) é um indicador econômico que acompanha o comportamento do comércio varejista no Brasil. 

Ele investiga a receita bruta de revenda das empresas formalmente constituídas (detentoras de CNPJ), que possuam 20 ou mais pessoas ocupadas e cuja receita bruta provenha predominantemente da atividade de comércio varejista.

Como é calculada a PMC IBGE?

A PMC é calculada utilizando a metodologia de amostragem probabilística. Para isso, são coletadas amostras de onze setores do varejo e de todas as Unidades da Federação. 

Com a amostra, obtida por meio de entrevistas e questionários eletrônicos, são calculados os pesos adequados para a estimação do índice. 

Qual o tamanho do mercado de varejo no Brasil?

O mercado de varejo no Brasil possui grande relevância nacional. Em 2023, o varejo restrito movimentou R$ 2,2 trilhões, impactando em 20,45% o PIB brasileiro, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Neste período, o setor também apresentou forte criação de empregos, com 10 dos 12 meses apresentando uma criação de vagas maior do que o número de demissões no setor. 

Portanto, esses números ressaltam a grande importância do mercado de varejo para o crescimento da economia brasileira.