O volume de vendas no varejo recuou 0,1% em relação a maio, enquanto o mercado esperava uma alta de 0,8%. O dado de maio foi revisado de -0,2% para -0,4%. Por outro lado, na comparação com junho do ano passado, o setor apresentou um leve avanço de 0,3%. Em 12 meses, o comércio acumula alta de 2,7%.

Cinco dos oito grupos pesquisados registraram queda frente ao mês anterior, com destaque para Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,7%). Enquanto Outros artigos de uso pessoal e doméstico apresentaram a maior alta (+1,0%).  

O varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, apresentou uma queda maior de 2,5%. Por outro lado, o grupo acumula alta de 2,0% em 12 meses.

Varejo segue perdendo força

Os resultados negativos de abril, maio e junho indicam uma desaceleração do setor após um primeiro trimestre mais forte, especialmente em março, quando o grupo atingiu seu patamar recorde.

Mantemos a expectativa de um desempenho mais moderado nos próximos meses, influenciado pela Selic em 15% ao ano. 

Qual a participação do varejo no PIB brasileiro?

O setor de varejo é fundamental para a economia brasileira por várias razões, entre elas: geração de empregos, contribuição para o PIB, distribuição de produtos e estímulo ao consumo. 

Qual o índice do varejo?

O índice que acompanha o resultado do varejo no Brasil é a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada mensalmente pelo IBGE. 

O que é PMC IBGE?

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) é um indicador econômico que acompanha o comportamento do comércio varejista no Brasil. 

Ele investiga a receita bruta de revenda das empresas formalmente constituídas (detentoras de CNPJ), que possuam 20 ou mais pessoas ocupadas e cuja receita bruta provenha predominantemente da atividade de comércio varejista.

Como é calculada a PMC IBGE?

A PMC é calculada utilizando a metodologia de amostragem probabilística. Para isso, são coletadas amostras de onze setores do varejo e de todas as Unidades da Federação. 

Com a amostra, obtida por meio de entrevistas e questionários eletrônicos, são calculados os pesos adequados para a estimação do índice. 

Qual o tamanho do mercado de varejo no Brasil?

O mercado de varejo no Brasil possui grande relevância nacional. Em 2023, o varejo restrito movimentou R$ 2,2 trilhões, impactando em 20,45% o PIB brasileiro, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Neste período, o setor também apresentou forte criação de empregos, com 10 dos 12 meses apresentando uma criação de vagas maior do que o número de demissões no setor. 

Portanto, esses números ressaltam a grande importância do mercado de varejo para o crescimento da economia brasileira.