Vale a pena investir em DEXP3?
Sobre a Dexxos
Constituída em 1997, a Dexxos Participações (DEXP3) é uma empresa que atua nos setores químico e de aço, sendo a controladora de empresas como GPC Química (resinas para o mercado de madeira) e Apolo (tubos de aço para os mercados de óleo e gás, construção, energia etc.), bem como compartilhando o controle acionário da Metanor e da Copenor junto à Petrobras.
Receita por segmento
No segmento químico, que representa cerca de 60% de sua receita bruta, a capacidade instalada de resina é de 620 mil toneladas/ano. A empresa também fabrica o formol, com capacidade de 446 mil toneladas/ano. Além do setor madeireiro, a Dexxos também atende setores como industrial, fundição e tintas por meio de resinas especiais (5 mil toneladas/ano).
Já no segmento de aço, a Apolo, que é referência há mais de 85 anos na fabricação de tubos de aços soldados, possui capacidade total instalada de 200 mil toneladas/ano em duas fábricas, em SP e no RJ. Mesmo representando 40% da receita bruta da companhia, por ter margens melhores, o segmento de aço é responsável por 50% do lucro bruto da Dexxos.
Porém, essa grande capacidade operacional foi alcançada apenas em um passado recente. Até 2015, a companhia atravessava sérios problemas financeiros que a levaram a pedir sua recuperação judicial e a vender alguns ativos importantes, como sua planta de metanol. Após um período de reestruturação, a Dexxos voltou a investir em suas operações.
Saída da recuperação judicial
Em 2015, a empresa anunciou um novo programa de investimento, que durou até 2021 e foi concluído com a expansão de +114% em sua capacidade de fabricação de resina e de +74% na capacidade de fabricação de formol. Durante esse período, a Dexxos também encerrou seu processo de RJ e passou por uma grande reformulação de sua marca.
Expansão de capacidade
Com a forte expansão de suas operações e melhor eficiência, a empresa viu seu Ebitda saltar mais de +300% a partir de 2019. Vale destacar que, além do aprimoramento interno, a Dexxos também contou com a contribuição da alta de preço de suas matérias-primas e produtos (tanto em químicos como em aço) para entregar melhores resultados até o início de 2022.
Desempenho das ações DEXP3
Com o forte incremento em seus números apresentados, as ações da Dexxos chegaram a subir mais de +1300% nos últimos 5 anos. Agora, porém, com a estabilização de suas operações e queda de preços, os resultados da empresa passaram a “andar de lado”, assim como seus papéis.
Dividendos do DEXP3
A Dexxos assegura aos acionistas dividendos mínimos obrigatórios de 25% do lucro líquido de cada ano. Historicamente, a companhia paga seus proventos no mês de abril de cada ano, tendo pago R$ 0,27 por ação em 2023, o que representa um dividend yield (rendimento) de 2,73%.
Vale a pena investir em DEXP3?
A companhia vem reduzindo seus investimentos nos últimos trimestres e, com isso, não traz grandes perspectivas de crescimento para os próximos anos. Sendo assim, mesmo que negocie múltiplos relativamente baixos (EV/Ebitda de 3,5x e P/L de 6,5x), a dependência de suas commodities no momento afasta nosso interesse pela empresa. Fique de fora de DEXP3.