As utilities, nome dado às empresas que prestam serviços públicos essenciais, como energia, saneamento e distribuição, estão em forte alta em 2025. O índice UTIL, que reúne as principais ações do setor, acumula valorização de mais de 40% no ano. Agora, os investidores têm uma nova alternativa para acessar essa carteira de forma prática: o ETF UTLL11.

O Fundo

Lançado pela gestora Investo, o UTLL11 começou a ser negociado no mercado primário no dia 18 de setembro com cotas a R$ 100 e, a partir de 19 de setembro, passou a estar disponível no mercado secundário da bolsa. 

O UTLL11 replica o índice Utilidade Pública BM&FBOVESPA (UTIL)​, cujo objetivo é de acompanhar o desempenho médio das empresas mais negociadas e representativas de energia elétrica, água/saneamento e gás.

A taxa de administração é de 0,50% ao ano.

Metodologia do índice

A carteira é composta apenas por empresas do setor de utilidade pública, com exposição máxima de 20% por ação, quando de sua inclusão ou nas reavaliações periódicas. Caso uma ação exceda 20%, serão realizados ajustes para adequar a carteira.

Além disso, precisa cumprir os seguintes critérios: estar no grupo que, ordenado por Índice de Negociabilidade (IN), cubra 99% do somatório total desses indicadores (IN é uma medida para avaliar o grau de negociabilidade do ativo), além de ter presença em pregão de pelo menos 95% no período de vigência das três carteiras anteriores.

A carteira é revisada a cada quadrimestre (jan–abr, mai–ago, set–dez).

Principais empresas do índice UTIL

Atualmente, a carteira é composta por 21 nomes, com as cinco maiores posições representadas por Sabesp (20,21%), Eletrobras (18,72%), Equatorial (11,76%), Eneva (8,05%) e Copel (5,51%).

 Fonte: B3. Elaboração Nord Investimentos

O UTLL11 paga dividendos?

Sim, por estar exposto a empresas com maior previsibilidade de receitas, que costumam pagar dividendos. A distribuição de dividendos ocorre mensalmente.

O dividend yield atual da carteira é de 5,46% ao ano.

Rentabilidade

A Investo realizou um levantamento de qual teria sido a performance do UTLL11 considerando a performance do índice UTIL e a taxa de administração de 0,50% ao ano para a data até julho de 2025.

O ETF teria apresentado uma rentabilidade de +1.171,42%, contra o Ibovespa de +322,07%.

Fonte: Investo

No gráfico abaixo, vemos o retorno anualizado do UTIL e o Ibovespa em janelas móveis de 5 anos, refletindo um desempenho mais consistente do UTIL. Vemos, também, medidas de volatilidade e Sharpe favoráveis ao UTIL.

Fonte: Investo

Vale a pena investir no ETF de utilities?

Historicamente, investir em utilities no Brasil se mostrou mais eficiente, em razão do perfil mais resiliente das receitas das empresas do setor diante da volatilidade que a bolsa costuma demonstrar em diferentes ciclos econômicos.

Em 2025, as empresas de utilities vêm sendo um dos grandes destaques, o que faz alguns analistas ainda serem entusiastas das teses do setor em meio a incertezas com o ambiente macro/político, mas faz outros alertarem para a precificação mais elevada das utilities.

De todo modo, o UTLL11 é uma boa alternativa para ficar exposto a empresas de utilidades públicas, que possuem maior previsibilidade de resultados e costumam ser boas pagadoras de dividendos.

Veja também: 3 ETFs que pagam dividendos todos os meses