Você provavelmente já ganhou, comprou ou deu de presente uma caixa de bombons daquelas que têm vários formatos, cores e recheios diferentes. Sempre, enquanto você come esses bombons, acaba escolhendo 2 ou 3 que são os melhores, alguns que são apenas ok, e os que você não gosta muito. 

O mercado de ações e a bolsa funcionam mais ou menos dessa maneira. Temos vários tipos de empresas: algumas boas e outras ruins. 

Existem muitos investidores que, pela praticidade, compram a caixa. Afinal, se tem várias opções, pelo menos alguma coisa boa vai ter — apesar de existirem ali no meio algumas ruins. 

Para o mercado, isso funciona muito bem. Isso porque ele é uma caixa de bombons que, à medida que um bombom fica muito ruim, ele acaba sendo trocado por um melhor. Por isso que uma estratégia de ETFs passivos funciona para a bolsa (para a americana, principalmente). 

As empresas que ficam para trás acabam sendo trocadas. O índice passa por uma renovação, deixando a caixa de bombons — quase sempre boa.

O problema é que às vezes você olha essa caixa, olha o preço e chega à conclusão que faz mais sentido comprar os bombons de que você mais gosta separadamente do que a caixa completa. E existem pessoas que apenas fazem esse tipo de compra. 

Investidores que preferem selecionar os bombons individualmente e criar suas próprias caixas personalizadas. É isso que faz um Stock Picker — e é isso que fazemos no Nord Global.

Bolsa americana nas máximas (novamente)

Felizmente ou infelizmente, o mercado americano segue mostrando dia após dia que ele é um dos melhores ativos de risco para se ter em carteira. Se isolarmos casos de curto prazo, é quase um rally ininterrupto desde a crise financeira de 2008. 

Sim, houve anos de quedas entre esse período. Mas não houve uma crise estrutural como em outros momentos. E o retorno médio anual do índice desde as mínimas de 2009 até os dias de hoje é impressionante. Uma taxa média de retorno em dólar de quase 15% ao ano. 

Ele tem sido uma caixa de bombons excelente para investidores. Mesmo para quem começou a investir nesse mercado nos últimos cinco anos, os resultados têm sido fantásticos. 

Nos últimos cinco anos, o S&P 500 teve uma valorização em reais de +93%. Se você foi um pouco mais arrojado e investiu no Nasdaq (índice mais voltado para empresas de tecnologia), seu investimento teria rendido +110%. 

Para efeitos de comparação, mercados emergentes tiveram nesse mesmo período uma valorização de +32%, enquanto o Ibovespa teve uma valorização de +49%. 

Mas o que é bom demais no mercado costuma preocupar. 

O mercado americano é onde estão as melhores empresas do mundo. Empresas que, para além do mercado de investimentos, fazem parte da vida de bilhões de pessoas. Empresas como a Alphabet (dona do Google), a Meta (dona do Instagram), a Apple (de onde você provavelmente lerá esse e-mail), entre tantas outras. São arbitrariamente as “melhores” empresas do mundo, e, ao mesmo tempo, as mais inovadoras. 

Inovação, crescimento e investimentos caminham lado a lado. Isso porque inovação traz com ela expectativas de crescimento, e crescimento explica a maior parte dos ganhos que um investimento possui. O gráfico abaixo ilustra bem essa dinâmica:

 Principais gatilhos de valorização de ações. Fonte: BCG, Morgan Stanley

No curto prazo (1 ano), o múltiplo explica a maior parte dos ganhos. Isso porque o que mexe o preço de ações no curto prazo são narrativas. Contudo, olhando para o médio e longo prazo, o crescimento passa a ser o fator mais importante — janelas de 3, 5 e 10 anos. 

Estamos vivendo em um mercado que acredita muito no crescimento para os próximos anos. Um mercado que vive não apenas uma história de inteligência artificial — mas que coloca em cima dessa nova tecnologia um efeito cascata que beneficiará quase tudo na economia global. Seja o crescimento de novas fontes energéticas (solar, eólica e nuclear), seja no ganho de produtividade que teremos em nossos trabalhos por meio da automação de processos, ou mesmo a melhora do nosso entretenimento (séries e filmes feitos com AI “on demand” para você), entre outros. 

São tantas histórias interessantes que é difícil participar de todas.

Mas, essa animação com crescimento (e eu não escondo fazer parte disso) exige um “preço” mais alto para fazer parte. Tenho visto isso como uma das principais críticas ao investimento no índice americano hoje, e com certa razão. 

De fato, quando olhamos para médias históricas, os múltiplos atuais da bolsa americana estão em patamares acima dessas médias. Ou seja, quem acredita que a bolsa está cara, acredita que as histórias de inovação não vão se concretizar como crescimento econômico para as empresas do mercado — ou pelo menos não para todas que prometem ter esse crescimento. 

Voltando à analogia dos bombons, hoje a caixa parece ter apenas bombons muito bons. Como se todos fossem ser dos melhores tipos. Contudo, sabemos que não é bem assim que as histórias de inovação e crescimento acabam. Teremos, sim, bombons excelentes dentro dessa caixa, mas também teremos os ruins. Aqueles que prometem ser bons, mas que no final têm recheio de cereja feita de gelatina e corante (na minha opinião, são horríveis!). 

O problema da caixa, hoje, é que ela está sendo vendida a um preço de como se só houvesse os bons dentro. Mas um ambiente com tantas empresas excepcionais e tantas histórias interessantes, em um mercado que praticamente TUDO anima, é o ambiente perfeito para quem realmente gosta de filtrar pelos melhores investimentos. 

O que realmente importa na hora de fazer stock picking

Em meio a tantas histórias legais acontecendo no mercado, é realmente complicado selecionar e filtrar de quais fazer parte. Temos inúmeras empresas que “são o futuro da IA”. Outras que irão crescer com a cura de uma doença XYZ rara. Outras que vão inventar carros que dirigem sozinhos, robôs, espaçonaves e tudo o que pudermos imaginar. 

Histórias são importantes, sem dúvidas. Mas, no final do dia, o que realmente importa é preço, crescimento e retorno sobre o capital investido. 

Em outra ocasião, comentei com vocês sobre vantagens competitivas. Esse é um dos pilares principais da nossa estratégia. Mas não é o único. Além das empresas terem características qualitativas acima da média, em boa parte dos nossos investimentos escolhemos empresas que tendem a surpreender o mercado positivamente. 

Isso significa que são empresas que, ao longo de suas histórias, sempre entregaram mais resultado do que o mercado esperava. Um crescimento maior, uma margem melhor, uma aquisição bem feita, etc. 

Isso reflete nos resultados das companhias. No último trimestre, por exemplo, a maior parte das nossas empresas surpreendeu o mercado com números melhores que o esperado. 

Como a imagem abaixo mostra, do lado direito, os números em verde-escuro são valores que vieram acima da expectativa. 

 Destaque dos resultados 2T25. Fonte: Nord Investimentos

Além disso, quando ponderamos pela média das alocações do portfólio, nossas empresas tiveram um crescimento médio de receitas de +25%, enquanto o lucro cresceu +54%. Ou seja, são empresas que, além de crescerem seus resultados, estão cada vez mais lucrativas. Muitas vezes isso se torna uma bola de neve de valor para elas. Que além de ganharem com o crescimento, ganham com a melhora de margens. 

Ou seja, procure empresas com históricos bons. Mas que, quando olhamos para frente, a história continuará ainda melhor. 

Flexibilidade de temas e mercados no Nord Global

Outra grande vantagem que temos dentro do Nord Global é que não temos restrições de mercado ou de temas. Não precisamos nos restringir ao S&P 500, nem mesmo às empresas americanas. Não precisamos fazer uma carteira de REITs, ou de dividendos. 

Os investimentos são sempre feitos com base no valuation e na qualidade dos ativos. Inclusive, das 11 posições que temos hoje, apenas três fazem parte do S&P. 

 Nord Global. Fonte: Nord Investimentos

Essa flexibilidade nos possibilita buscar empresas que sejam as mais consolidadas do mercado, ao mesmo tempo que podemos procurar Small Caps com grande potencial. Isso fica claro quando olhamos para o valor de mercado e múltiplos das empresas. 

Temos as gigantes, com mais de 1T de valor de mercado. Assim como empresas de alta perspectiva de crescimento, ou mesmo aquelas com menor crescimento, mas muito baratas. De fato, conseguimos fazer uma seleção daquilo que realmente queremos ter.

Resultados consistentes com a estratégia Nord Global

Em meio a esse ambiente de bolsa americana cara, a nossa estratégia de investimentos dentro do Nord Global tem rendido bons resultados. Em 2025, a bolsa americana tem sido uma das piores bolsas do mundo, com um ganho de +13% em dólares (não é ruim, mas as demais bolsas no mundo estão melhores). 

 Nord Global x S&P 500 em 2025. Fonte: Bloomberg

Apesar disso, em 2025, o Nord Global já acumula um ganho de +38%. Quase 3x o ganho da bolsa americana.

Sem dúvidas, essa performance tem sido motivo de muito orgulho para mim. Mas o que me deixa ainda mais feliz é que esse não é um recorte “bonitinho” de um período escolhido a dedo em que a estratégia tem funcionado. Muito pelo contrário. 

O que me deixa mais feliz é que é um trabalho que vem mostrando regularidade — mesmo com mudanças de cabeças por trás do produto. 

Desde sua criação, em julho de 2020, o Nord Global já acumula um retorno de +230%, enquanto o S&P teve um ganho de 102% no período. 

| Comparativo de performance Nord Global e S&P 500 entre julho de 2020 e setembro de 2025
Desempenho mensal, anual e histórico do Nord Global x S&P. Fonte: Nord Investimentos

O histórico do S&P nos últimos anos, e o fato de estar nas máximas é intimidador. Mas fazendo a seleção de empresas que são acima da média, as chances do mercado agir a seu favor no longo prazo aumentam consideravelmente. 

Deixo uma pergunta para reflexão: se eu te desse uma viagem no tempo para 1999 de apenas um dia. Nesse único dia, você poderia escolher comprar, ou não, ações da Amazon, mesmo sabendo da queda de -95% em 2001… ainda compraria?

É isso que diferencia quem investe com visão de longo prazo.

Acesse a estratégia completa do Nord Global

Para liberar seu acesso a estratégias complementares, que vão da renda fixa à renda variável global, em um só combo, clique no link abaixo.

Liberar acesso ao portfólio completo do Nord Global + bônus

Mais retorno. Mais proteção. Mais inteligência para seus investimentos.