PPI: inflação ao Produtor dos EUA fica estável em junho e vem abaixo do esperado
O índice de preços ao produtor (PPI) dos Estados Unidos ficou estável em junho, mas indústria surpreende
A inflação ao produtor dos Estados Unidos (PPI) ficou estável (0,0%) em junho, abaixo das expectativas de +0,20%. O resultado do mês anterior, no entanto, foi revisado para cima, de +0,10% para +0,30%.
O núcleo do PPI, que exclui os preços de alimentos e energia, apresentou uma leve deflação de -0,04%, ante expectativas de 0,0%. O resultado do mês anterior foi revisado para cima, de +0,10% para +0,35%.
.webp/public)
Em 12 meses, o núcleo do PPI desacelerou de +2,73% para +2,34%.

Na comparação mensal, a desaceleração frente ao mês anterior aconteceu principalmente por meio da deflação apresentada por serviços, que passou de +0,39% para -0,14%.

Enquanto o dado de inflação ao produtor foi positivo ao pensarmos no processo de desaceleração da inflação americana, o dado de indústria veio mais forte.
A produção industrial dos EUA subiu +0,33% em junho, acima das expectativas de +0,10%. Além disso, o resultado do mês anterior foi revisado para cima, de -0,20% para -0,03%.
A utilização da capacidade instalada (proporção da produção real em relação ao potencial máximo das fábricas) subiu de 77,48% para 77,64%, acima das expectativas de 77,40%.
Apesar de o maior ponto de atenção sobre o aquecimento da atividade americana estar no mercado de trabalho, o dado de produção industrial mais forte soma à nossa interpretação de que a economia dos EUA segue resiliente, apesar do processo de desaceleração gradual.
Na inflação, o dado de inflação ao produtor mais fraco está em linha com as últimas leituras mais fracas de inflação ao consumidor. No entanto, seguem as atenções sobre os possíveis impactos das tarifas na inflação, que, por enquanto, têm sido amenos.
O que é o PPI (Inflação ao produtor) dos EUA?
O Producer Price Index (PPI) é a principal medida da inflação ao produtor dos Estados Unidos. O dado mede a mudança média ao longo do tempo nos preços de venda recebidos pelos produtores domésticos por sua produção. Os preços incluídos no PPI são da primeira transação comercial para muitos produtos e alguns serviços.
Quando o PPI (Inflação ao produtor) dos EUA é divulgado?
O PPI é divulgado mensalmente, normalmente entre os dias 10 e 15.
O calendário de divulgação por ser visto aqui.
Quem divulga o PPI (Inflação ao produtor) dos EUA?
Divulgado pelo Bureau of Labor Statistics.
O que é importante olhar no PPI (Inflação ao produtor) dos EUA?
No PPI, é importante acompanhar principalmente o seu núcleo, que retira os preços de energia e alimentos que costumam apresentar uma maior volatilidade.
Como o PPI mede a inflação do produtor, ou seja, antes de chegar ao consumidor final, o índice pode ser uma prévia de como pode ser a dinâmica do CPI (inflação ao consumidor) adiante.
Isso porque se o núcleo do PPI registrar números pressionados de forma consistente, parte dessas maiores pressões será repassada ao consumidor final, impactando a inflação ao consumidor e podendo demandar uma atuação do Federal Reserve através da sua política monetária.
Isso também significa que PPIs mais fracos causam menores impactos sobre a inflação ao consumidor.