Por Marilia Fontes

Fundei a Nord em abril de 2018. Antes disso, tinha passado por outra casa de análise. Antes ainda, passei 8 anos como gestora de fundos multimercado. Nesses 8 anos, não estava acostumada a conversar com meus clientes do fundo.

As captações dos multimercados normalmente são feitas por meio de um distribuidor com uma área comercial da casa. O distribuidor é geralmente qualificado e já conhece o funcionamento dos instrumentos existentes no mercado financeiro. Isso faz com que as discussões foquem apenas no cenário macroeconômico e no posicionamento da casa.

Como analista, percebi que isso não existia. Nossos clientes geralmente tinham pouco ou, às vezes, quase nenhum conhecimento sobre os títulos que operávamos. Sem contar que a confiança em tomar as próprias decisões ou ajudar alguém a investir eram muito baixas.

Antes de fazer as recomendações, o que era especificamente o meu trabalho, foi preciso gastar muito tempo elaborando materiais didáticos para ensinar e educar financeiramente nossos assinantes.

Depois de 6 anos como analista, meus relatórios contam com mais de 10 videoaulas sobre o mercado de renda fixa, como fazer a gestão da sua carteira e sobre como conferir os preços e a rentabilidade dos seus investimentos.

Esse trabalho me dá muito orgulho. Percebi, na época, que eu não podia fazer uma recomendação sem que o meu interlocutor tivesse uma boa base teórica e prática e, assim, entender o racional por trás da aposta.

Risco faz parte de um portfólio ganhador

Sempre digo que correr riscos no mercado é bom e necessário se você quiser ter uma rentabilidade acima da “taxa livre de risco do governo”, porém o mais importante de tudo é o investidor estar 100 por cento ciente dos riscos que corre.

Não dá para investir em um CDB de banco quebrado, por exemplo, achando que está fazendo um investimento conservador.

Também não dá para entrar em uma aposta olhando somente para o ganho potencial e desconsiderando que pode haver uma perda.

Durante meus 14 anos de experiência no mercado financeiro, fui treinada sob muita pressão para entender que não se ganha sempre e que, sempre que se faz uma aposta, estamos sujeitos a perdas. Hoje em dia, aceito que não vou ganhar sempre e procuro um racional que me permita ganhar mais do que perder.

Por exemplo, no começo da crise da pandemia, a atividade emburacou e a inflação também. Eu achei com isso que o Banco Central não teria que subir tanto a Selic. Comprei um prefixado curto. Errei feio o cenário!

Apesar de errar feio o cenário, acabei rendendo 4,5 por cento em 2 anos. Bem menos do que o mercado, mas não tive perdas.

Por outro lado, olhando para a alta da inflação no Brasil e no mundo, comprei uma ETF americana que ganhava se as taxas de juros americanas subissem. Acertei muito!

Nesse acerto, ganhei mais de 20 por cento de retorno.

Ou seja, eu, como qualquer gestor, erro e acerto.  

Quando eu erro, eu tenho que errar pequeno. Quando acerto, tenho que ganhar muito. Entende?

Mas sem a aceitação da perda, não se aposta. E, sem a aposta, não se ganha mais do que o "benchmark".

Ou você coloca todo o seu dinheiro em Tesouro Selic, e ganha taxa Selic para o resto da vida, ou aceita colocar um percentual do seu patrimônio em risco para talvez ganhar mais do que a Selic lá na frente.

No entanto, para ganhar mais do que perder, é preciso de um método. E, antes disso, para escolher o seu método, é preciso conhecimento sobre os diversos produtos existentes e como eles funcionam.

Tem uma forma correta de se tomar risco. Tomar risco o tempo todo não é inteligente. Tomar risco em determinados cenários não é inteligente. Tomar risco sem convicção e sem assimetria não é inteligente.

Você está tomando risco da maneira correta?

Fico impressionada com o número de pessoas que me perguntam se eu recomendo o COE da ação XPTO. Esses investidores ouvem que COE é renda fixa, mas infelizmente não têm a menor informação de que se trata na verdade de uma aposta na ação XPTO, que nada tem a ver com renda fixa.

Investir em produtos aleatórios e riscos aleatórios pode, eventualmente, por sorte, dar certo. Mas somente um método consistente fará o seu investimento bater a Selic no médio prazo.

O melhor tipo de investidor é aquele que entende exatamente onde está pisando e escolhe as apostas mais vantajosas para fazer. Aquelas com um risco-retorno atraente. Aquelas com maior probabilidade de ganho dado o cenário, ou com ganho agressivo e muito baratas (como algumas opções).

São inúmeros os testemunhos que recebemos de investidores que revolucionaram suas carteiras apenas com um pouco mais de clareza sobre como funciona cada produto, apenas fugindo das falácias de sempre.

Eu estou aqui pra te ajudar

Meu grande sonho sempre foi fazer com que o pequeno investidor tivesse 1 ano sentado em uma mesa de operações vivenciando tudo o que eu vivenciei.

Como os melhores gestores fazem para ganhar dinheiro? Isso iria explodir a cabeça de vocês!

É claro que os grandes gestores têm ZERO interesse em fazer uma reunião com o pequeno investidor, infelizmente. Eles geralmente são bem fechados em suas bolhas.

Mas eu, o Bruce e o Breia já passamos por isso. Nós já sentamos nas mesas de operações das maiores e melhores instituições. Nós já vimos eles trabalhando e também já fizemos por nós mesmos.  

E se nós propiciássemos para a pessoa física esse tipo de experiência? Essa imersão que une teoria e prática e transforma a cabeça do investidor?

E se esse projeto chamasse BMR?

Sim, foi assim que nasceu o nosso tão sonhado projeto.

Vamos parar por um tempo para oferecer uma experiência inédita e única no mercado. Depois disso, poderemos voltar a viver as nossas vidas em paz, com a certeza de que fizemos tudo o que podíamos fazer pelo pequeno investidor.

Não se preocupem porque, embora seja um conteúdo de altíssimo nível, ele não será técnico e chato. Se nós engravatarmos o projeto, não alcançaremos as pessoas que mais precisam desse conhecimento.

Por isso trouxemos o Thiago Tossi, que é incrivelmente didático nas explicações, para nos ajudar a costurar os módulos com uma cadência.

Quero que todos, sim, TODOS os pequenos investidores pessoa física saibam os riscos e os benefícios dos produtos bancários na hora de sentar à mesa com o gerente do banco.

Quero que todos os pequenos investidores pessoa física saibam os riscos e os benefícios dos títulos privados quando se depararem com eles nas plataformas de suas corretoras.

Quero que todos os pequenos investidores pessoa física saibam qual título comprar quando se cadastrarem no Tesouro Direto.

Quero que todos os pequenos investidores pessoa física saibam quando é a melhor hora de tomar risco.

Mais do que isso, quero que todos entendam sobre investimentos em alto nível para que discutam comigo minhas recomendações! E com confiança!

Isso seria meu grande sonho. Chegar em uma monitoria do Renda Fixa PRO e discutir de igual para igual sobre queda de juros, Copom, inflação implícita, prêmios da curva de juros…

Seríamos todos um grande clube de investidores pessoa física totalmente diferenciados.

Imagina isso? Certamente vamos chegar lá!

Estipulei o limite de um ano para que todos do projeto se tornem potenciais conselheiros de investimento. Quero impactar você para você impactar toda a sua família, amigos e clientes.

E esse projeto, modéstia à parte, será o melhor material que já produzimos.    

Se você quer saber como funciona o mercado financeiro, não domina o assunto completamente ou acha que é complicado demais, então esse projeto foi feito especialmente para você.

Quero transformar você no melhor tipo de investidor: o que sabe! O que entende!

Quero investir como os fundadores da Nord.

Gostou desta edição? Clique na nossa enquete abaixo ou responda a este e-mail com o seu feedback!