A Hypera (HYPE3), uma das principais empresas do setor farmacêutico no Brasil,  apresentou crescimento de +5% na receita líquida, +10% Ebitda e +6% no lucro líquido no terceiro trimestre (3T23), em linha com as expectativas do mercado.

Resultados Hypera no 3T23.
Fonte: Hypera

Veja também: Lucro da Hypera (HYPE3) cresce acima das expectativas no 2º trimestre

Receita e vendas da Hypera

A receita líquida da companhia veio bem fraca, conforme o esperado pelo mercado. Apesar disso, o trimestre ainda foi positivo e a companhia conseguiu apresentar uma tímida expansão em vista da comparação difícil do 2T23 e um inverno mais quente que o normal (vendem mais quando as estações ficam bem definidas e surgem maiores casos de gripe, por exemplo).

Por esses motivos, as vendas da categoria gripe, resfriado, dor e febre ficaram abaixo do esperado. Ainda assim, a participação de mercado de HYPE permanece a mesma.

Despesas e dívidas

A companhia também conseguiu manter suas despesas operacionais sob controle, o que permitiu um Ebitda de +10% em relação ao ano anterior e lucro estável (+2%) diante dos juros mais altos no país.

O fluxo de caixa operacional da companhia apresentou melhora (+6% em relação ao 2T23), o que é bastante positivo, além de uma ligeira redução em sua alavancagem para os atuais 2,6x dívida líquida/Ebitda.

Nossas estimativas para Hypera (HYPE3)

A companhia deve alcançar 95% do seu guidance “prometido” para 2023, deve ter um impacto relevante no lucro líquido com a tributação de JCP (-15% no lucro em 2024), além da tributação de ICMS.

O mais positivo é que a Hypera segue investindo massivamente em P&D (pesquisa e desenvolvimento), o que é crucial para o seu negócio, que se movimenta com inovações e lançamentos de novos produtos, sendo um aumento de +16% nos investimentos em relação ao 2T23. Lembrando que 24% da receita dos últimos cinco anos se deu por novos produtos.

Vale a pena investir em HYPE3 em 2023?

A Hypera (HYPE3) faz parte das recomendações da carteira Nord Ações. Entendemos que temos uma posição confortável na companhia diante da boa entrega de resultados, crescimento com lançamentos e a possibilidade de aquisições com redução da alavancagem, e mantemos recomendação de compra para HYPE3.