A inflação ao consumidor dos Estados Unidos, medida pelo CPI, apresentou uma alta de +0,22% em abril, abaixo das expectativas de +0,30%, após deflação de -0,10% no mês anterior (deflação motivada pela queda dos preços da gasolina).

Fonte: Bloomberg

O núcleo do CPI, leitura mais importante por excluir itens mais voláteis (alimentos e energia), apresentou uma alta de +0,24%, também abaixo das expectativas de +0,30%, após alta de 0,06% no mês anterior.

Fonte: Bloomberg

Em 12 meses, o núcleo mostrou uma leve desaceleração de 2,79% para 2,78%.

Fonte: Bloomberg

Em abril, os preços de serviços aceleraram de +0,11% para +0,29%, o maior resultado desde janeiro (+0,51%).

Fonte: Bloomberg

Em 12 meses, serviços acumulam alta de +3,59%, ante +3,68% no mês anterior.

Fonte: Bloomberg

Um dos motivos para os preços de serviços terem apresentado a maior pressão desde janeiro é a volta da inflação da categoria de serviços de transporte, de +0,145%, após ter apresentado deflação em fevereiro e março em razão da queda de passagens aéreas e seguros de veículos. Em abril, passagens aéreas ainda apresentaram impacto negativo (-0,39 p.p.), mas com pressão altista de seguros de veículos (+0,29 p.p.).

Fonte: Bloomberg

Apesar de merecer o acompanhamento, serviços de transporte tem uma característica mais volátil.

No entanto, ao olharmos para as categorias de maior resiliência, vemos uma pressão dos preços de aluguéis, com alta de +0,39%, após +0,235% no mês anterior e +0,40% em abril de 2024. Esse é o maior resultado para aluguéis desde agosto de 2024 (+0,445%).

Fonte: Bloomberg

Em 12 meses, aluguéis ainda acumulam alta de +4,00%.

Fonte: Bloomberg

Ainda dentro de serviços, a categoria de assistência médica, que possui o segundo maior peso no cálculo do CPI (após aluguéis) junto a serviços de transporte, repetiu a forte alta de +0,51% do mês anterior, os maiores resultados desde setembro de 2024 (+0,62%).

Fonte: Bloomberg

Enquanto isso, os preços de bens apresentaram uma leve alta de +0,06%, após deflação de -0,09% em março.

Fonte: Bloomberg

Em 12 meses, os preços de bens acumulam alta de +0,13%, ante -0,10% no mês anterior.

Fonte: Bloomberg

Cortes de juros pelo Fed após dados de inflação nos EUA

O CPI abaixo do esperado é uma boa notícia para o processo de controle da inflação americana. No entanto, ainda vemos pressões em medidas estruturais, especialmente em aluguéis, sendo um ponto de atenção para a dinâmica prospectiva da inflação.

Assim, continuo enxergando necessidade de cautela por parte do Federal Reserve na condução da política monetária ao cogitar cortes de juros para as próximas reuniões.

O que é o CPI americano?

O Consumer Price Index (CPI) é um dos principais dados de inflação ao consumidor, representando a variação média dos preços pagos pelos consumidores por uma cesta de bens e serviços.

Quando sai o CPI EUA?

O CPI é divulgado na primeira metade de cada mês, normalmente entre os dias 10 e 15.

O calendário de divulgação pode ser visto aqui.

Qual a taxa de inflação dos EUA hoje?

  • CPI mensal de fevereiro: +0,22%
  • Acumulado em 12 meses: +2,8%
  • Núcleo do CPI mensal de fevereiro: +0,23%
  • Núcleo acumulado em 12 meses: +3,12%