ChatGPT nos investimentos: ele acerta na carteira de fundos?
Descubra se o ChatGPT é bom para montar carteiras de fundos e como suas recomendações se comparam às de especialistas da Nord
Não é novidade que o ChatGPT faz parte do dia a dia das pessoas. Recentemente, comentei com a minha mãe que fiz uma torta de frango deliciosa em casa e gostaria de fazer para ela algum dia. A resposta dela foi “deixa que eu faço”.
No final de semana seguinte, fui à casa dela experimentar a torta e me surpreendi: estava muito melhor que a minha. Questionei “como você conseguiu melhorar a minha torta, que já estava boa?”, e ela respondeu “perguntei por receitas diferentes para o ChatGPT”.
Aparentemente, o ChatGPT conhece receitas melhores do que eu.
Na tentativa de recuperar minha autoestima, pensei: “vamos ver se o ChatGPT é bom em tudo. Será que ele sabe investir melhor do que eu?”
Será que a minha mãe irá parar de me pedir ajuda nos investimentos porque o ChatGPT é melhor? Só temos um jeito de descobrir. Abaixo, mostro os resultados que a versão premium entregou.
Testei o ChatGPT nos investimentos: veja o resultado
O primeiro texto que enviei ao ChatGPT Pro foi:
“Considere que eu sou um investidor com perfil de risco moderado, meu horizonte de investimento é para o longo prazo e quero construir a minha carteira de fundos de investimentos. Faça a composição da minha carteira por classes de fundos.”
A carteira criada pela inteligência artificial foi:
- Fundos multimercados: 30%.
- Fundos de renda fixa: 25%.
- Fundos de ações: 20%.
- Fundos imobiliários: 10%.
- Fundos de previdência: 10%.
- Fundos internacionais: 5%.
Em seguida, digitei: “considerando essa carteira, indique quais fundos eu devo investir em cada classe”.
A resposta foi a seguinte:
- Fundos multimercados:
Kapitalo Zeta.
ASA Hedge.
Versa Tracker.
- Fundos de renda fixa:
JGP Corporate.
Oak FI RF CP.
- Fundos de ações:
IP Participações.
BOVA11.
SPXI11.
- Fundos imobiliários:
HGLG11.
KNCR11.
BCFF11.
- Fundos de previdência:
Kapitalo Kappa Prev.
JGP Strategy Prev.
- Fundos Internacionais:
Análise da carteira recomendada pelo ChatGPT
Agora, vamos analisar a carteira criada pelo ChatGPT.
Fundos multimercados
Primeiramente, a composição da carteira por classe de fundos está relativamente bem equilibrada para um investidor com perfil moderado. No entanto, a recomendação de 10% em fundos de previdência é genérica, uma vez que há fundos de previdência de diferentes classes (ações, multimercados, renda fixa etc.).
Sobre os fundos recomendados para cada classe, entre os multimercados, uma escolha foi muito certa: Kapitalo Zeta.
O Kapitalo Zeta funciona com 11 mesas independentes, conta com uma equipe robusta e experiente que trabalha junto há muitos anos. É um fundo que historicamente possui uma posição internacional importante na carteira, costuma ter uma boa alocação em bolsas (competindo com o mercado de juros) e se destaca na performance em diferentes janelas temporais quando comparado com os demais multimercados.
Desde o seu início, em 1º de setembro de 2010, o Kapitalo Zeta acumulou uma alta de +640,29%, ante o CDI de +286,33% e o IHFA (índice da Anbima que mede o desempenho médio dos multimercados) de +333,15%.
Apesar de concordar com essa primeira recomendação do ChatGPT para multimercados, discordo das outras duas: ASA Hedge e Versa Tracker.
O ASA Hedge foi criado em 2014 sob a gestão de Marcio Fontes. Na metade de 2024, porém, Marcio deixou a gestão do fundo. Quando temos mudança do gestor principal, naturalmente temos uma transformação relevante do fundo, uma vez que cada gestor tem um perfil diferente. Sendo assim, preferimos evitar investir no ASA Hedge no momento.
O Versa Tracker, por sua vez, é o multimercado da Versa Asset, que tem como seu principal fundo o Versa Long Biased. O Versa Long Biased é um fundo que trabalha com alta alavancagem em ações. Atualmente, o long biased tem uma exposição bruta (posição comprada somada à posição vendida) de 926,2%, número bem elevado.
O Versa Tracker absorve essas características em ações do long biased e adiciona os mercados de renda fixa e moedas na carteira. Atualmente, a exposição bruta do Versa Tracker é de 617,6%, o que também é um número bem relevante, especialmente para um multimercado. Como consequência, o fundo apresenta uma altíssima volatilidade.
Neste ano, por exemplo, o Versa Tracker está apresentando uma alta de +43,87%, recuperando-se após uma forte queda de -77,39% em 2024. No entanto, desde o seu início, em 27 de agosto de 2018, o fundo acumulou um prejuízo de -63,25%, ante o CDI de +74,43% e o IHFA de +74,35%.
Ou seja, o perfil da gestão do Versa Tracker não nos agrada, assim como a sua performance histórica. Sendo assim, preferimos não investir no fundo.
Fundos de renda fixa
Nos fundos de renda fixa, o JGP Corporate investe majoritariamente em debêntures, seguido de letras financeiras de bancos e FIDCs.
Nos últimos anos, vimos um forte movimento de fechamento dos spreads de crédito das debêntures. Sendo assim, no momento, não vemos grande potencial de excesso de retorno nos fundos de crédito contra o benchmark.

Sobre o Oak FI RF CP, não conhecemos o fundo. De todo modo, a versão master vem entregando uma forte alta de +226,60% em 2025, o que deve ter justificado a recomendação do ChatGPT.
No entanto, o fundo acumulou fortes quedas desde 2020 e, desde o seu início, em julho de 2016, o fundo acumula um prejuízo de -100,76%.
É necessário aprofundar a análise sobre o Oak FI RF CP, uma vez que não o conhecemos em detalhes. No entanto, até o momento, não nos parece uma boa indicação do ChatGPT entre tantos outros fundos de renda fixa e/ou crédito privado na indústria.
Fundos de ações
Nos fundos de ações, gostei da recomendação do IP Participações. É um fundo que tem a cultura de ter uma alocação relevante na bolsa dos EUA, mudando a concentração da carteira entre a bolsa americana e a bolsa brasileira conforme as oportunidades de cada mercado, com base em análises fundamentalistas com alto foco na qualidade das empresas.
O fundo conta com gestores experientes e com muitos anos de casa, a exemplo do Pedro Andrade, que está na gestora desde 2002.
Desde o seu início, em 16 de julho de 2010, o IP Participações IPG acumulou uma alta de +447,44%, ante o Ibovespa de +126,61% e o S&P 500 de +489,68%.
Gostamos do IP Participações e acreditamos ser uma boa alternativa entre os fundos de ações.
O BOVA11 é um ETF que replica o desempenho do Ibovespa. Não gostamos da ideia de apenas seguir a bolsa, pois o nosso trabalho é justamente selecionar os fundos ativos capazes de superar o Ibovespa no longo prazo.
O SPXI11, por sua vez, tem o objetivo de replicar o desempenho da bolsa americana S&P 500. Não é trivial encontrar gestores ativos capazes de superar esse referencial de forma consistente no longo prazo. Sendo assim, o SPXI11 é uma boa alternativa para uma alocação estrutural na renda variável dos EUA, mas, no momento, é preciso cautela quanto à concentração dessa posição, em razão dos preços mais elevados do mercado americano diante das fortes altas dos últimos anos.
Sobre os fundos imobiliários, ficarei devendo uma análise neste texto e deixarei o Otmar e a Izabele, responsáveis pelo Nord Fundos Imobiliários, comentarem sobre os melhores FIIs do mercado nas próximas análises.
Fundos de previdência
Após as minhas ponderações anteriores sobre a forma como o ChatGPT Pro recomendou os fundos de previdência, vamos analisar os fundos indicados.
O Kapitalo Kappa Prev segue a mesma estratégia do Kapitalo Zeta (que comentamos mais acima), porém com menos volatilidade. Sendo assim, o Kapitalo Kappa Prev é sim uma boa alternativa, mas não vejo sentido em ter o Kapitalo Zeta e o Kappa simultaneamente na carteira.
Entre os dois fundos, nossa preferência é pelo Zeta, devido ao seu maior potencial de retorno (apesar da maior volatilidade ao longo do tempo).
Desde o seu início, em 14 de setembro de 2010, o Kapitalo Kappa acumulou uma alta de +397,13%, ante o CDI de +285,09% e o IHFA de +331,99%.
Não existe um fundo chamado JGP Strategy Prev disponível para os investidores nas corretoras, sendo um erro do ChatGPT.
O multimercado no modelo previdenciário disponível na JGP é o JGP SulAmérica, que tem algumas similaridades com os fundos multimercados não previdenciários da casa, como o JGP Strategy (esse sim existe). A diferença é que, enquanto nos multimercados tradicionais da JGP há 10 gestores independentes operando, no JGP SulAmérica há 4 gestores (2 de renda variável e 2 de renda fixa/moedas).
Os multimercados da JGP (tradicionais e previdenciários) têm o perfil de terem baixa volatilidade, visando entregar performances consistentes ao longo do tempo. Pela baixa volatilidade, dificilmente os multimercados da JGP irão apresentar uma forte performance em um curto espaço de tempo. O foco, por outro lado, é que no longo prazo as rentabilidades relativamente moderadas, mas consistentes, façam diferença.
No entanto, o perfil mais limitado do JGP SulAmérica, vis-à-vis os demais multimercados não previdenciários da gestora, não nos agrada. Temos uma carteira de previdência recomendada no Nord Fundos com gestores que devem entregar performances mais relevantes no longo prazo.
Desde o seu início, em 23 de dezembro de 2016, o JGP SulAmérica acumulou uma alta de +101,26%, ante o CDI de +100,34% e o IHFA de +105,66%.
Fundos internacionais
Enquanto o SPXI11 é um ETF gerido pelo Itaú, o IVVB11 é gerido pela BlackRock, mas ambos têm o mesmo objetivo: seguir o desempenho do S&P 500. Sendo assim, a nossa opinião sobre o SPXI11 se mantém para o IVVB11, ou seja, é uma boa alternativa para uma alocação estrutural na renda variável dos EUA, mas, no momento, é preciso cautela quanto ao nível de concentração dessa posição.
Conclusão: ChatGPT sabe escolher investimentos?
Vimos, portanto, algumas boas indicações do ChatGPT, mas outras que não fazem muito sentido.
A minha sensação é que, para algumas recomendações, a inteligência artificial colocou muito peso na rentabilidade de curto prazo do fundo, não se atentando à consistência dos resultados ao longo do tempo.
Além disso, aparentemente nem todos os fatores estruturais dos fundos foram levados em consideração (movimentações na equipe, qualidade do time, processo de investimento etc.).
Quando estamos analisando um fundo para investir, temos, sim, que olhar para o passado para entender como o trabalho da gestão foi realizado. No entanto, é preciso conciliar diversos fatores quantitativos (como consistência de performance em diferentes janelas temporais e processos internos) e qualitativos (qualidade da equipe, alinhamento dos incentivos dos gestores, entre outros).
Tais fatores são extremamente difíceis de ser capturados pela inteligência artificial. Para entender todos esses pontos, é necessário fazer um acompanhamento contínuo diretamente com as gestoras, trabalho que realizamos aqui na Nord.
Inclusive, recentemente, fiz uma nova rodada de conversas com todos os gestores recomendados no Nord Fundos e publiquei relatórios detalhados sobre essas reuniões com os nossos assinantes.
No Nord Advisor, você tem acesso à nossa carteira completa de fundos (incluindo uma carteira específica para previdência) e a todos os nossos relatórios.
Ao confirmar a sua assinatura, você ganha, como bônus, acesso a outras 5 carteiras recomendadas para tornar o seu portfólio ainda mais completo: Investidor de Valor, Nord Dividendos, Renda Fixa PRO, Nord Fundos Imobiliários e Nord Global.
Quer montar uma carteira personalizada com apoio de especialistas?