Depois de fechar o ano retrasado no negativo, com uma queda de -10% em 2024, nossa Bolsa encerrou o ano passado com uma forte alta, com o IBOV subindo +34% no ano. Contudo, o Nord 10X, nossa carteira focada em ações de crescimento, subiu ainda mais, fechando 2025 com uma expressiva alta de +63%.

Vale destacar que a forte valorização da carteira não foi puxada pela concentração em um ativo que subiu demais nem alcançada por meio do uso de algum mecanismo de alavancagem.

 NORD 10X, ações da carteira e IBOV. Fonte: Bloomberg

Conheça os Resultados da Nord 10X

Entre os 10 ativos que fazem parte do Nord 10X, nove encerraram o ano em alta. Seis se valorizaram mais do que o IBOV — quatro deles subiram mais do que o dobro da Bolsa, três praticamente dobraram de valor e um se multiplicou 3x em 2025.

 Maiores altas e baixas do IBOV, 2025. Fonte: Bloomberg

Como foi o desempenho da Bolsa em 2025?

Enquanto isso, entre os ativos que fizeram parte do IBOV em 2025, 71 se valorizaram e 26 apresentaram uma queda (no período em que estiveram presentes no índice), com destaque positivo para ação da Cogna, que subiu +238% e negativo para ação da Azul, que deixou o índice em maio e encerrou o ano com uma queda total de -95%.

 Desempenho dos principais fundos de ações do Brasil. Fonte: Economatica

O desempenho da carteira foi tão forte que o fundo Nord 10X, que replica exatamente a carteira recomendada, encerrou 2025 com o melhor desempenho entre os principais fundos de ações do Brasil acompanhados pelo Christopher, analista responsável pelo Nord Fundos — posição que manteve ao longo de praticamente todos os meses do ano.

O que levou a Nord 10X a subir +63% no ano?

Se você está se perguntando o que explica a valorização tão expressiva na carteira do Nord 10X, a tabela abaixo explica boa parte do desempenho:

 Resultados 9M25 vs 9M24. Fonte: RI das companhias

O crescimento médio dos resultados das empresas que fazem parte da carteira nos 9M25 (vs. 9M24) foi de +15% na receita, +22% no Ebitda e +23% no lucro

Destaques da carteira Nord 10X em 2025

Desconsiderando o lançamento contábil não recorrente que impactou significativamente o resultado de uma das companhias no ano, nove das dez empresas estão entregando lucros em forte alta, fruto não apenas das receitas em expansão, mas também do ganho de rentabilidade que estão entregando.

Isso explica apenas parte do desempenho, porque somente bons resultados não são suficientes para que as ações se valorizem de maneira expressiva; é preciso que essas boas empresas também estejam negociando a preços atrativos, e foi exatamente essa combinação que permitiu a expressiva valorização de +63% em apenas um ano.

Ainda vale a pena investir na Nord 10X?

As ações do 10X, mesmo depois da forte alta de 2025, ainda estão negociando a apenas 13x lucros e 7x Ebitda, em média, o que já as coloca abaixo da média histórica de 15x lucros e 10x Ebitda das empresas da nossa Bolsa, e não apenas as do Ibovespa. 

Esse dado se torna ainda mais relevante quando levamos em conta que a carteira é composta apenas por companhias com fortes perspectivas de crescimento.

Para fazer parte da carteira do Nord 10X, uma empresa precisa ter uma perspectiva de crescer, no mínimo, 15% a.a. seus lucros, ou seja, ter um potencial para dobrar seus resultados em um horizonte de cinco anos.

Se esse potencial crescimento estivesse devidamente precificado, as ações que possuímos hoje deveriam negociar a pelo menos 30x lucros e 20x Ebitda (mas, logicamente, se já estivessem negociando nesses preços, não fariam parte da carteira).

Então, sim: mesmo tendo deixado de aproveitar estes +63%, ainda dá tempo de entrar e aproveitar o forte potencial de valorização da carteira nos próximos anos.

Apesar de 2026 tender a ser um ano bastante volátil para a nossa Bolsa, principalmente por conta das eleições, a carteira do Nord 10X é composta por empresas que possuem dinâmicas próprias de crescimento (conseguem continuar entregando um bom desempenho com governo A ou B) e ainda estão negociando a múltiplos muito atrativos.

Por isso, mesmo em um ano que exige mais sangue-frio, foco nos fundamentos e no longo prazo (evitando ao máximo os ruídos), estou bastante animado com o potencial de valorização da carteira para os próximos anos!