Nord Insider

Olá, investidor.

Nesta quinta-feira, 17, o pré-mercado de Nova York segue sem uma direção definida, com os mercados globais reagindo à última ata da reunião do Fed publicada ontem, 16, e preocupações com conflito geopolítico. O Ocidente diz que a Rússia segue colocando tropas junto à Ucrânia.

Na agenda econômica, destaque para a divulgação da segunda prévia do Índice Geral de Preços-Mercado, IGP-M, de fevereiro e a Sondagem da Construção de janeiro da CNI. Nos Estados Unidos, os investidores acompanham os pedidos de seguro-desemprego referentes à semana terminada em 11 de fevereiro.


Vendas no varejo dos EUA sobem bem acima do esperado em janeiro


As vendas no varejo dos Estados Unidos mostraram uma forte recuperação em janeiro e subiram +3,8 por cento em relação a dezembro, recuperando-se da queda de -2,5 por cento no período anterior após revisão, ante uma queda original de -1,9 por cento, segundo dados divulgados pelo Departamento de Comércio.

O resultado ficou acima da previsão de economistas consultados pela Reuters, de +2 por cento.

A alta neste início de 2022 ocorre em meio à disparada da inflação no país. O analista de renda fixa da Nord Research, Christopher Galvão, observou que as vendas varejistas aumentaram tanto em valores nominais quanto valores reais (descontada a inflação).

Por que é importante que você entenda os impactos desse aumento?

Se os dados nos próximos meses continuarem com um comportamento bem forte, como vimos no mês passado, isso pode colocar mais lenha na fogueira com efeitos diretos na inflação, obrigando o Federal Research (Fed, o banco central americano) a ter que agir de maneira mais agressiva do que o planejado para controlar o cenário inflacionário por lá.


Block trade de JBS movimenta 1,9 bilhão de reais

O BNDES organizou ontem, 16, um block trade que movimentou 1,9 bilhão de reais em ações da JBS (JBSS3).

O bloco de 50 milhões de ações na B3 saiu a 37,52 reais – um desconto de 3 por cento em relação ao fechamento de terça-feira, 15 – no preço da garantia firme dada pelo BTG Pactual, coordenador da operação.

Esse foi o segundo bloco de venda de ações da JBS pelo BNDES promovido recentemente. No primeiro, foram levantados mais de 2,5 bilhões de reais com a venda de 70 milhões de ações da JBS em dezembro de 2021. A cotação do papel foi de 38,01 reais.

Devo me preocupar?

Na leitura do analista André Zonaro, como houve uma força vendedora bastante relevante, os preços foram puxados para baixo. Contudo, não há motivos que preocupem os acionistas. Parece muito mais um movimento do BNDES de vender suas ações para aproveitar o preço.

Atualmente, as ações da JBS negociam a um múltiplo de 3,7 vezes para o Ebitda projetado para 2022 e 4,6 vezes para 2023, o que está -20 por cento abaixo do nível histórico.

Com essa operação, o BNDES reduziu sua posição no frigorífico para menos de 20 por cento ou 17 bilhões de reais. A JBS está avaliada em 88 bilhões de reais na bolsa.

O que mais é destaque no local?


Entenda os próximos passos para privatização da Eletrobras

Está cada vez mais próximo o processo de privatização da Eletrobras (ELET3 e ELET6). O Tribunal de Contas da União (TCU) deu, na terça, o primeiro aval na primeira etapa, rejeitando uma proposta divergente que, na prática, ampliaria o valor a ser pago pela estatal e dificultaria a conclusão da venda ainda neste ano.

A expectativa do governo é que a operação seja concluída em maio, mas o prazo está apertado.

Antes de ser avaliado novamente pelos ministros, o assunto será discutido em assembleia geral extraordinária de acionistas da Eletrobras para deliberar sobre a capitalização da companhia – a AGE está convocada para 22 de fevereiro. Na ocasião, os acionistas da estatal de energia precisam:

  • aprovar a emissão de novas ações da empresa na Bolsa brasileira e em Nova York, conforme prevê o plano de desestatização;
  • aprovar a reestruturação societária da Eletrobras;
  • autorizar o conselho de administração a definir, negociar e aprovar os termos das ofertas.

Com o aval dos acionistas, o processo deve voltar à corte de contas em março. Na segunda etapa, o TCU analisará o modelo da operação.

A manifestação do TCU é essencial para dar maior segurança aos próximos passos, que incluem ainda a oferta de ações. Tudo precisa ser concluído até 13 de maio.


A importância de pensar no longo prazo para construir seu patrimônio

Tomando os fundos de ações como exemplo de produto de investimento de longo prazo, quando olhamos para janelas pequenas, observamos perdas patrimoniais para os cotistas. Contudo, no longo prazo, observamos que perdas de -15 por cento, -20 por cento, tornam-se pequenas em janelas de 10, 15, 20 anos.

Nesse sentido, a lógica é que toda construção de portfólio e de patrimônio é focada em investir no longo prazo. Já parou para pensar nisso?

Para mostrar que investir no longo prazo é melhor e mais saudável para você extrair o máximo das aplicações financeiras, o analista de fundos Luiz Felippo selecionou gestores com histórico de mercado.

Note que, em uma janela de longo prazo, a Atmos apresentou ganhos em torno de +11 por cento a.a, acima do Ibovespa. O mesmo ocorreu com a IP Capital Partners, que conseguiu desempenhar cerca de +8 por cento a.a acima do índice.

Gráfico: desempenho da indústria de fundos de ações.

Agora, pense nesses exemplos para os seus investimentos. Se você seguir a estratégia de bons gestores de mercado, a longo prazo, tem grandes chances de ganhar. Então, todo gestor que investe no longo prazo ganha dinheiro? Não. Mas se você escolher bons gestores, eles vão gerar valor ao longo do tempo.

O trabalho dos bons gestores é justamente achar pequenas pepitas de ouro na bolsa e, em média, eles parecem fazer uma seleção de ações melhor do que você carregar o índice Ibovespa — tanto que o retorno é maior, como vimos no estudo do nosso analista.

A questão de ganhar dinheiro na bolsa passa a ser mais psicológica do que prática. É uma luta interna contra o seu “eu” imediatista e que deseja ver retornos rápidos e de curto prazo versus os resultados de longo prazo.

Além disso, quem segura um bom gestor em janelas de cinco anos acaba gerando bons retornos. Ou seja, nos momentos mais desafiadores, consegue segurar e nos positivos ganha dinheiro.


Ambiente inflacionário no Brasil é bom ou ruim para as empresas de dividendos?

Inflação é o nome dado ao aumento generalizado dos preços de produtos e serviços.

Mas como se proteger dessa alta de preços? Como se proteger da inflação sem deixar de lado boas oportunidades de ganho?

É simples! Investindo em empresas, mas não em qualquer uma. Invista nas melhores empresas do país.

As empresas listadas na B3 são, de forma geral, as maiores empresas do Brasil, que normalmente são líderes de seus respectivos mercados, e se essas companhias não conseguem repassar a inflação, quem mais poderia conseguir?

Mas calma, nem todas as companhias listadas são iguais nesse quesito!

As empresas que são conhecidas como boas pagadoras de dividendos normalmente têm características que as permitem fazer esse repasse de forma mais fácil do que uma varejista, por exemplo, muito em função da natureza do negócio e da forma como os seus respectivos setores de atuação operam.

Quando olhamos para o passado, vemos que os dividendos que as empresas listadas distribuem aos seus acionistas são protegidos contra a inflação de uma maneira bastante consistente.

E isso se reflete na performance no IDIV (Índice Dividendos) contra o IPCA desde a criação do primeiro.

Afinal, as boas companhias apresentam a capacidade de conseguir repassar o aumento de custos para os seus preços, crescendo assim resultado e dividendos futuros conforme a inflação. Logo, os dividendos, em teoria, são mais capazes de apresentar um ganho real a longo prazo.

Quer então um ótimo exemplo para se proteger da inflação com ganhos de bolsa?

Investir em empresas de energia elétrica listadas. Empresas do setor elétrico, de forma geral, têm contratos vigentes que determinam que os valores pagos pelos clientes deverão ser ajustados por um índice de inflação, não sendo, portanto, uma questão de demanda.

A Taesa (TAEE11) tem suas receitas corrigidas pela inflação. Então, teoricamente, é uma boa empresa para você se defender da inflação.

O dividendo é uma métrica real, corrigida pela inflação. Portanto, investir em ações pode ser um ótimo ativo para se proteger da inflação.

Qual a sua dúvida ao investir em dividendos? Responda diretamente a este e-mail. Se precisar de ajuda adicional, acesse a série Nord Dividendos para receber o nosso acompanhamento em todas as suas aplicações.


Sabe o que vai acontecer hoje?

Nesta quinta-feira, 17, estreia um novo podcast da Nord Research com Bruce Barbosa e Danielle Lopes no comando. O Risk Takers (gostaram do nome?) vai trazer convidados inéditos para falar sobre vários assuntos que envolvem o mercado financeiro.

Neste primeiro episódio, os nossos analistas conversaram com a Helô Passos, CEO da SP4CE e dona da segunda maior comunidade de Instagram do mundo de um dos principais games de Play-to-Earn, o #AxieInfinity.

Acompanhe os 10 episódios da primeira temporada às quintas-feiras, às 17h, lá no nosso Canal do YouTube. Já se inscreve e ativa o “sininho” para receber um alerta assim que algum novo conteúdo for publicado!


Relevante agora

Rússia anuncia fim de exercícios militares na Crimeia, mas Ocidente não vê desmobilização


O Ministério da Defesa da Rússia informou, na quarta-feira, 16, a retirada das tropas da Península da Crimeia, na fronteira com a Ucrânia. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e países do Ocidente têm se mostrado céticos sobre a desmobilização. "O que observamos mostra o oposto", disse o secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace.

Ontem, autoridades ocidentais disseram que a Rússia continua aumentando sua presença militar em torno da Ucrânia, apesar de Moscou ter anunciado que retiraria parte das tropas — até divulgaram imagens de tanques e veículos blindados para mostrar a debandada da Crimeia.

Autoridades americanas também questionaram o anúncio de Moscou de retirada de tropas. “Nas últimas semanas, e mesmo nos últimos dias, mais forças russas, e não menos, estão na fronteira, e elas estão se movendo, de forma preocupante, para posições de combate”, disse ontem o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price.

O dilema continua: O premiê alemão, Olaf Scholz, e o presidente dos EUA, Joe Biden, concordaram ontem, em reunião virtual, que a situação na Ucrânia ainda deve ser avaliada como “extremamente grave”, uma vez que o risco de uma agressão militar russa persiste.


Meme do dia