Olá, investidor.

Aqui é a Danielle Lopes, analista da Nord Research. Eu sou responsável pela série Nord Ações.

Devido ao período volátil com os desdobramentos do conflito na Ucrânia, decidi apresentar três princípios de investimento que apostam no potencial de valor das empresas a longo prazo, e não em seu preço de mercado atual.

Não é à toa que Warren Buffett, com maior capital, seja adepto dessas práticas.

Já tivemos alguns episódios clássicos de Wall Street que trouxeram à tona o questionamento: temos um novo Warren Buffett?

O selo “Baby Buffett” parece mais uma maldição, já que para Eddie Lampert (Sears Holdings) e J. Michael Pearson (Valeant Pharmaceuticals) trouxe uma queda estrondosa de performance logo após serem nomeados assim.

Mas para um gestor chamado Allan Mecham foi uma benção.

Allan conseguiu entregar um retorno de +30 por cento ao ano entre 2008 e 2016, recebendo o posto de “Baby Buffett”.

O título não nos importa, mas sim seus pilares de investimento publicados em suas cartas. Vamos a eles.

1. Adote uma mentalidade de longo prazo

Já ouviram isso antes, né? Mas nada melhor do que grandes investidores reforçando isso.

Arlington Value, gestora de Allan, abraça a ideia de que o principal foco na análise de empresas deve estar nas variáveis que afetam a durabilidade dos negócios, como a visibilidade de seus resultados futuros.

O ganho do trimestre é importante, mas como serão os próximos trimestres, anos e décadas?

Allan diz “Se um valuation for construído tendo aspectos qualitativos e competitivos incertos como plano de fundo, tanto o valuation quanto a margem de segurança identificada podem vir a se tornar uma miragem”, e eu concordo plenamente.

2. Mantenha-se longe de notícias e ruídos

Ou seja, mais informações, mais barulho.

Para Allan, o excesso de barulho é muito mais nocivo e nos dá a falsa sensação de que sabemos muito (o que distorce totalmente a decisão de investimento).

“Mas Dani, então eu devo ignorar tudo?” Não, pequeno gafanhoto.

O que você precisa ter é o senso crítico de lembrar-se principalmente que a mídia expõe muito mais os pontos negativos e o jornal é vendido muito mais quando se fala em tragédia.

3. Veja o que está por trás dos números

Segundo Mecham, os retornos são construídos tendo como base a qualidade dos negócios. Não poderia concordar mais com ele.

Construção de marca, fidelização de clientes e outros pontos mais difíceis de mensurar são importantíssimos para um negócio vencedor no longo prazo.

Allan reforça a importância dessa análise qualitativa das companhias, mas claro, junto com as quantitativas. Nada deve ser observado separadamente.

“Um bom investidor é aquele que entende que os números não são suficientes para o entendimento completo de cada história.”

Espero que esse conteúdo tenha contribuído para as suas decisões de investimentos.

Se você precisar de qualquer ajuda ou orientação, estou disponível no perfil profissional no Instagram (@daniellelopesn).

Caso prefira, você também pode escrever para atendimento@nordresearch.com.br.

Abraços,