Altcoin: o que é, como funciona e quais as principais criptomoedas

Quer investir em criptomoedas, mas não sabe o que são Altcoins? Entenda como elas funcionam, as principais no mercado e como adquirir.

Nord Research 28/03/2024 15:40 4 min Atualizado em: 28/03/2024 17:34
Altcoin: o que é, como funciona e quais as principais criptomoedas

A primeira criptomoeda do mundo, a bitcoin, foi criada em 2009. Em seguida, foram criadas novas alternativas, conhecidas como Altcoins, que oferecem diversas funcionalidades e soluções inovadoras. 

Confira o texto abaixo e entenda o que são Altcoins, como funcionam, se vale a pena adquirir e como investir nessas criptomoedas.

O que são Altcoins?

Altcoins são quaisquer criptomoedas que não sejam Bitcoins, por isso o termo significa “alternativa ao Bitcoin”. Elas surgiram como uma inovação a partir da primeira criptomoeda. 

A maioria das Altcoins usa os mesmos elementos básicos do Bitcoin, sendo relativamente fácil implementá-las devido à natureza de código aberto da blockchain do Bitcoin. Contudo, outras possuem regras internas únicas, como gastos mínimos, juros sobre "moedas" armazenadas e regras de mineração diferentes. 

Qual foi a primeira Altcoin?

A primeira Altcoin foi o Namecoin, lançada em 2011. Ela projetada para ser uma alternativa descentralizada e de código aberto ao sistema de registro de domínios na internet. 

Além disso, foi a primeira a utilizar o conceito de "merged mining", permitindo que os mineradores pudessem minerar tanto Bitcoin quanto Namecoin simultaneamente. 

Quais são as melhores Altcoins?

Algumas das principais Altcoins são:

  • Ethereum (ETH)
  • Rippe (XRP)
  • Litecoin (LTC);
  • Solana (SOL);
  • Avalanche (AVAX);
  • Chainlink (LINK);
  • Cardano (ADA);
  • Injective (INJ);
  • Arbitrum (ARB);
  • Aave (AAVE);
  • Beam (BEAM);
  • Neutron (NTRN).

Vale mencionar que estimativas apontam que atualmente existem mais de 9 mil Altcoins no mundo. Mas, o Bitcoin continua sendo a mais negociada.

Qual a diferença entre Bitcoin e Altcoin?

A principal diferença entre Bitcoin e Altcoins é sua estrutura e como elas funcionam no ecossistema das criptomoedas. 

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda e é baseada em um método de consenso chamado Proof-of-Work. Já as Altcoins são todas as outras criptomoedas que não são Bitcoin e muitas delas operam usando um sistema diferente chamado Proof-of-Stake. 

Além disso, o Bitcoin é conhecido por seu papel pioneiro e segurança aprimorada por meio de mineração intensiva, mas as Altcoins podem oferecer diferentes soluções para problemas específicos, como velocidade de transações e taxas reduzidas. 

Enquanto o Bitcoin estabeleceu o padrão inicial, as Altcoins buscam inovar e oferecer alternativas, introduzindo diferentes regras, como contratos inteligentes e tokens não fungíveis (NFTs), para atender às necessidades dos usuários.

O que são Altcoins e Stablecoins?

Altcoins são todas as criptomoedas que não são o Bitcoin. Essa é uma categoria mais genérica que engloba muitas moedas com diferentes tecnologias, regras de consenso, aplicativos e propósitos.

Já as Stablecoins são um tipo específico de criptomoeda projetada para ter um valor estável em relação a uma moeda fiduciária. Para isso, o valor de uma Stablecoin é vinculado a um ativo estável, como moedas fiduciárias (como o dólar americano ou o euro), commodities (como ouro) ou até mesmo outras criptomoedas. 

Alguns exemplos são:

  • Tether (USDT);
  • USD Coin (USDC);
  • Binance USD (BUSD);
  • TerraUSD (UST).

Vale a pena investir em Altcoins?

Depende de seu perfil de investidor, tolerância ao risco e objetivos financeiros. As criptomoedas estão em alta em 2024, mas é necessário considerar em quais investir, fatores de risco, crescimento, entre outros. 

O investimento em Altcoins é vantajoso para quem busca diversificar o seu portfólio. 

Esses investimentos podem ser boas oportunidades para quem quer diversificar seu portfólio além do Bitcoin e algumas criptomoedas têm o potencial de gerar bons retornos. Mas, é sempre importante considerar a volatilidade desses ativos e fatores de risco.

Você pode assinar um plano da carteira Nord Crypto Master para receber dicas de especialistas em investimentos em criptomoedas. 

Como investir em Altcoins?

O investimento em Altcoins é feito como em qualquer criptomoeda. Você deve adquirir em exchanges de criptomoedas, onde é possível comprar, vender e negociar essas moedas digitais. 

Basta abrir uma conta em uma exchange confiável, depositar fundos, escolher a Altcoin desejada e realizar a compra. Algumas opções são:

  • Binance
  • Coinbase;
  • Foxbit;
  • Coinext.

Após isso, é preciso armazená-los em uma carteira de criptomoedas, que pode ser online, hardware, software ou offline.

Quer saber mais sobre criptomoedas? Acompanhe o blog da Nord Research e fique por dentro das atualizações deste mercado e melhores investimentos. 

Perguntas frequentes

O que são Altcoins?

Altcoins são qualquer moeda criptomoeda que não seja o Bitcoin, como Ethereum (ETH), Ripple (XRP), Litecoin (LTC), Solana (SOL), entre outras.

O que são Altcoins e Stablecoins?

Altcoin é um termo genérico para definir todas as criptomoedas que não são o Bitcoin, enquanto as Stablecoins são um tipo específico projetado para manter um valor estável em relação a uma moeda fiduciária.

Como investir em Altcoins?

É possível investir em Altcoins por meio de exchanges de criptomoedas, como Binance ou Coinbase, onde é possível comprar, vender e negociar esses ativos. Após a compra, é essencial armazená-las em uma carteira de criptomoedas.

Compartilhar