ADP: mercado de trabalho dos EUA perde 32 mil vagas, pior que o esperado
Cenário não é de recessão econômica nos Estados Unidos, mas dado corrobora com corte de juros em dezembro pelo Fed
A Pesquisa da Automatic Data Processing (ADP) apontou uma queda de -32 mil vagas em novembro nos Estados Unidos, resultado abaixo das expectativas de alta de +10 mil vagas.
Esse foi o pior resultado desde março de 2023 (-53 mil).
As categorias mais afetadas foram indústria (-18 mil), serviços profissionais (-26 mil) e serviços de informação (-20 mil).


O resultado ruim foi motivado especialmente pela perda de empregos em pequenas empresas (companhias com 1 a 49 funcionários), enquanto as de médio e grande porte registraram ganhos.

O ganho salarial dos Job-Changers, ou seja, daqueles que mudaram de emprego nos últimos 12 meses, caiu de 6,7% para 6,3%, o menor resultado desde fevereiro de 2021 (6,3%).
Enquanto isso, o ganho salarial dos Job-Stayers, ou seja, dos trabalhadores que permaneceram em seus empregos nos últimos 12 meses, caiu de 4,5% para 4,4%, igualando o resultado de agosto (4,4%) e sendo o menor valor desde maio de 2021 (4,1%).

A desaceleração do mercado de trabalho americano segue acontecendo, permitindo um novo corte de juros na reunião, em dezembro, do Fed, quando a autoridade monetária deve realizar mais um corte de 0,25 p.p.
A atividade econômica dos EUA como um todo não reflete um cenário de recessão, mas sim uma desaceleração gradual.
O ISM de serviços (referente a novembro), por exemplo, divulgado pouco tempo após o ADP, registrou uma alta de 52,4 pontos para 52,6, superando as expectativas do mercado de 52 pontos.
Dessa forma, o Fed deve cortar os juros na próxima reunião, mas o patamar final da taxa dependerá da dinâmica dos próximos dados.

O que é ADP nos EUA?
O ADP é um relatório mensal muito observado nos Estados Unidos, conhecido oficialmente como ADP National Employment Report. Ele fornece uma visão antecipada da mudança no emprego não-agrícola nos EUA, geralmente saindo antes do relatório oficial do governo (o Relatório de Emprego do Departamento de Trabalho dos EUA).
O relatório ADP é baseado nos dados de folha de pagamento de mais de 500.000 empresas clientes da ADP e é considerado um indicador importante da saúde do mercado de trabalho nos EUA.
Como o relatório de emprego ADP afeta os juros nos EUA?
Diante da discussão em andamento sobre o ciclo de cortes de juros a ser iniciado nos EUA, os dados sobre o mercado de trabalho se tornam relevantes diante da necessidade de arrefecimento da economia para controlar a inflação e, consequentemente, possibilitar um afrouxamento da política monetária.
Dessa forma, se o ADP apresenta um resultado mais fraco, o mercado passa a enxergar menores pressões inflacionárias vindas pelo lado da atividade. Ou seja, um dado mais fraco aumenta o otimismo do mercado sobre as quedas de juros.
Sendo assim, dados mais fracos resultam em quedas dos juros futuros americanos, com o mercado precificando uma menor necessidade de juros elevados adiante.
O contrário também é válido: dados mais fortes aumentam a necessidade de juros elevados por mais tempo, resultando na abertura da curva de juros do mercado.
Quando é o próximo ADP?
A pesquisa de empregos privados (ADP) dos EUA normalmente é divulgada na primeira quarta-feira de cada mês, podendo sofrer variações.

