ADP: mercado de trabalho dos EUA vem mais forte que o esperado
ADP de outubro mostra aumento no número de vagas de trabalho. No entanto, o dado corrobora com o processo de desaceleração
A Pesquisa da Automatic Data Processing (ADP) apontou que os Estados Unidos registraram uma alta de +42 mil vagas em outubro, acima das expectativas de 30 mil. O resultado vem após as quedas de -3 mil em agosto e -29 mil em setembro, que haviam sido motivadas pelos fracos resultados tanto no setor de bens quanto em serviços.
Em outubro, por outro lado, o setor de serviços mostrou uma recuperação, com criação de +32 mil vagas, ante queda de -21 mil no mês anterior.


O resultado positivo foi motivado especialmente pelas grandes empresas (large, com +74 mil vagas), contrastando com os fracos resultados nas pequenas e médias empresas.

O ganho salarial dos Job-Changers, ou seja, daqueles que mudaram de emprego nos últimos 12 meses, permaneceu em 6,7%, o menor patamar desde setembro de 2024 (6,6%).
Enquanto isso, o ganho salarial dos Job-Stayers, ou seja, dos trabalhadores que permaneceram em seus empregos nos últimos 12 meses, permaneceu em 4,5%, entre os menores valores desde 2021.

Apesar de um pouco mais forte que o esperado e se recuperando após os resultados negativos dos dois últimos meses, o dado de outubro corrobora com a dinâmica de desaceleração do mercado de trabalho que temos observado nesses últimos meses nos EUA.
A paralisação do governo americano, que segue acontecendo, dificulta a leitura completa dos dados mais recentes, uma vez que não temos a divulgação de dados relevantes, como o Payroll.
Com a falta de dados completos e a fala mais hawkish do Fed na última semana, o mercado está relativamente dividido sobre qual será a decisão do Fed na reunião de dezembro. A probabilidade de queda de 0,25 p.p. segue mais alta, em 68%, enquanto 32% esperam manutenção.
Vejo espaço para corte de 0,25 p.p. na reunião de dezembro. De todo modo, os dados a serem divulgados após a paralisação do governo americano serão bem importantes. Estaremos acompanhando.

O que é ADP nos EUA?
O ADP é um relatório mensal muito observado nos Estados Unidos, conhecido oficialmente como ADP National Employment Report. Ele fornece uma visão antecipada da mudança no emprego não-agrícola nos EUA, geralmente saindo antes do relatório oficial do governo (o Relatório de Emprego do Departamento de Trabalho dos EUA).
O relatório ADP é baseado nos dados de folha de pagamento de mais de 500.000 empresas clientes da ADP e é considerado um indicador importante da saúde do mercado de trabalho nos EUA.
Como o relatório de emprego ADP afeta os juros nos EUA?
Diante da discussão em andamento sobre o ciclo de cortes de juros a ser iniciado nos EUA, os dados sobre o mercado de trabalho se tornam relevantes diante da necessidade de arrefecimento da economia para controlar a inflação e, consequentemente, possibilitar um afrouxamento da política monetária.
Dessa forma, se o ADP apresenta um resultado mais fraco, o mercado passa a enxergar menores pressões inflacionárias vindas pelo lado da atividade. Ou seja, um dado mais fraco aumenta o otimismo do mercado sobre as quedas de juros.
Sendo assim, dados mais fracos resultam em quedas dos juros futuros americanos, com o mercado precificando uma menor necessidade de juros elevados adiante.
O contrário também é válido: dados mais fortes aumentam a necessidade de juros elevados por mais tempo, resultando na abertura da curva de juros do mercado.
Quando é o próximo ADP?
A pesquisa de empregos privados (ADP) dos EUA normalmente é divulgada na primeira quarta-feira de cada mês, podendo sofrer variações.

