Ações do agronegócio para ter na carteira em 2024

As tendências do agronegócio no ano que vem são positivas e estas empresas têm muito a ganhar

Fabiano Vaz 20/11/2023 08:00 5 min Atualizado em: 04/01/2024 11:35
Ações do agronegócio para ter na carteira em 2024

O agronegócio entrou em 2023 com muita expectativa, dadas as perspectivas de uma safra agrícola recorde e um ciclo positivo do gado no país, com maior disponibilidade para o abate.

No entanto, o desaquecimento da economia mundial somado a fatores climáticos e os impactos da guerra na Ucrânia derrubaram os preços das commodities agrícolas.

Porém, os mercados voltaram a ter um tom de forte otimismo para o agronegócio em 2024, em vista das perspectivas mais favoráveis para o setor, com os preços mais baixos das commodities agrícolas, o lançamento do Plano Safra 23/24 e o início do ciclo de queda da Selic no Brasil.

Ações do agronegócio para 2024

Enxergamos os investimentos na Kepler Weber e 3tentos como duas excelentes opções para estar exposto a esse cenário.

Kepler Weber (KEPL3) 

A Kepler Weber (KEPL3) é líder em armazenamento e soluções de pós colheita na América Latina. Fundada em 1925 pelos irmãos Kepler no Rio Grande do Sul, a empresa detém 30% de market share em armazenagem, ou seja, quando pensamos em silos, lembramos da Kepler.

Listamos algumas razões pelas quais estamos otimistas com a tese:

1. Retomada nas fazendas

No 3T23, a queda de -21% da receita, -42% do Ebitda e -43% do lucro na comparação com o 3T22 pode dar a entender que os resultados da Kepler foram ruins. Entretanto, o ano de 2023 será o segundo melhor ano da história da companhia. 

Vale mencionar que a comparação com 2022 é difícil, uma vez que vivenciamos uma superssafra com excelentes preços.

Resultados da Kepler Weber no 3T23.
 Fonte: Kepler Weber

Além disso, o 3T23 ainda sinalizou a retomada do agro com a liberação de diversos pedidos que estavam represados desde o primeiro semestre (1S23). 

A expectativa da companhia é fechar 2023 com uma carteira de pedidos maior do que no ano passado, proporcionando a perspectiva de um 2024 positivo.

A Kepler quer continuar aproveitando o potencial do mercado, visto que o déficit de armazenagem do Brasil ficou escancarado com o recorde de produção das últimas safras.

2. Déficit de armazenagem

Embora o Brasil seja uma potência mundial no agro, possuímos um déficit relevante de armazenagem. A produção no país cresce mais do que a capacidade de armazenagem.

O Brasil possui uma capacidade de armazenamento de apenas 15%, bem menor do que outras potências do setor, como Argentina (40%), Estados Unidos (65%) e Canadá (85%).

Mesmo com um cenário otimista para o agronegócio nos próximos anos, essa realidade não deve mudar.

Se a safra continuar com o crescimento histórico de +5% em média ao ano na próxima década, o déficit continua mesmo se o Brasil dobrar a venda de armazém ano a ano.

Problema de armazenagem no Brasil seguirá na próxima década.
 Fonte: Kepler Weber

A visibilidade de crescimento para a companhia segue positiva, considerando que o déficit de armazenagem no país mantém uma boa avenida de crescimento para a Kepler — que está bem posicionada em meio a um mercado em expansão.

3tentos (TTEN3)

Fundada em 1995, a 3tentos (TTEN3) é uma empresa familiar que atua fornecendo soluções e suporte ao agronegócio.

A empresa é verticalmente integrada no setor, com atuação em cerca de 57 filiais, três parques industriais, além de um centro de pesquisa tecnológico e unidades para beneficiamento de sementes e mistura de fertilizantes.

Também possui um completo ecossistema com três principais frentes de atuação: (i) varejo (venda de insumos agrícolas e fertilizantes); (ii) grãos (venda para clientes finais ou tradings) e (iii) indústria (fabricação de produtos como farelo de soja e biodiesel).

Por que estamos otimistas com a tese:

1. Resultados sólidos e resilientes

Apesar de um cenário ainda desafiador para o agronegócio brasileiro, a 3tentos conseguiu entregar nova expansão de receita e recuperação de margens.

No 3T23, a empresa abriu mais uma loja no RS (já são cinco no ano) e deu início, oficialmente, às operações de sua nova fábrica no MT (já comercializa farelo de soja e, no 4T23, começa a comercializar biodiesel). 

A Indústria tende a continuar carregando os resultados da 3tentos daqui para a frente, porém já é possível projetar um melhor cenário para os outros segmentos, em especial Insumos, que deve se beneficiar dos impactos do El Niño, com a saída de produtos que não tinham tanta aplicação (como fungicidas) e pelo correto controle no prazo médio de seus estoques. 

2. Visibilidade de crescimento

Para 2024, a expectativa é de uma safra mais positiva, mas ainda sem grande visibilidade de dinâmica de preços. O que importa de fato é que a companhia construiu um ecossistema resiliente e rentável para enfrentar os mais diversos cenários que podem aparecer na sua frente, trazendo grande segurança para o nosso investimento. 

A companhia está em vias de encerrar seu atual plano de expansão, mas já pensa em como continuar crescendo a partir de 2025 — a tendência é que continue investindo em novas lojas (possivelmente em outros estados além do RS e MT) e na ampliação de suas fábricas, principalmente em Vera/MT. 

Recentemente, as ações da 3tentos passaram por alguns momentos de baixa, mas não vemos nada estrutural para nos preocuparmos. Daqui para a frente, a empresa deve manter seu bom crescimento e recuperar margens nos seus segmentos mais impactados nos últimos trimestres. 

Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, entre em contato conosco.

Conheça também a carteira Nord Deep Value e acesse outras recomendações com forte potencial de valorização em 2024. 

Compartilhar