Ações da Li Auto são alternativa para fugir do risco de recessão dos Estados Unidos

Diante de um momento possivelmente menos favorável para a economia americana, você precisa ser seletivos em relação aos nomes das ações na sua carteira no exterior.

Cesar Crivelli 13/05/2023 12:00 5 min
Ações da Li Auto são alternativa para fugir do risco de recessão dos Estados Unidos

Ao longo das últimas semanas, esta newsletter abordou temas importantes relacionados diretamente à saúde e à expectativa de curto e médio prazo para a economia dos Estados Unidos.

A conclusão foi que existem muitos problemas a serem resolvidos e que o mercado parece, até agora, não ligar muito para essas questões, visto que as bolsas norte-americanas apresentam uma boa alta desde o início do ano.

Muitos leitores e assinantes do Nord Global entraram em contato com nosso suporte, ou diretamente comigo por meio do nosso grupo no Telegram, e me questionaram a respeito da validade de se investir no exterior neste momento, dadas as perspectivas nem tão animadoras para os Estados Unidos no curto e médio prazo.

Acho o questionamento extremamente válido e vou aproveitar este espaço para reafirmar minha opinião de que, sim, agora é a hora de ter investimentos fora do país.

A América é grande, mas não é tudo

Uma das maiores belezas — e consequentemente meu maior desafio — é que o Nord Global não está preso a uma geografia específica.

Obviamente, o mercado de capitais nos Estados Unidos conta com muitas oportunidades, pois são milhares de empresas listadas nas bolsas de valores.

Estamos falando da maior economia do mundo, com algumas das melhores mentes, tecnologias mais avançadas e amplo acesso ao dinheiro, o que se traduz em um cenário muito favorável para a prosperidade do capitalismo.

Entretanto, diante de um momento possivelmente menos favorável para a economia do país, que pode enfrentar uma recessão econômica no segundo semestre, precisamos ser seletivos em relação aos nomes que temos em nossa carteira e que possuem grande exposição à maior economia do mundo.

Além disso, podemos — e devemos — ter nomes em nossa carteira que estão localizados em outras geografias, países que podem estar em um ciclo econômico favorável, ou menos desfavorável.

Essa é a flexibilidade do Nord Global, sua razão de existir! O mundo é grande demais para mantermos nossa carteira exposta a apenas uma geografia.

Fora da terra do Tio Sam

Uma das empresas do Nord Global, que inclusive foi meu ativo secreto para este ano, não tem exposição alguma à economia norte-americana.

Nesta semana, a Li Auto, uma montadora chinesa de veículos híbridos e elétricos, reportou os resultados do 1T23, que foram excepcionais.

A empresa marcou recorde em praticamente todos os seus números, entregando no período mais de 52 mil veículos, contabilizando US$ 2,7 bilhões em receitas e um lucro operacional de US$ 59 milhões.

São números impressionantes para uma empresa que entregou seu primeiro carro em dezembro de 2019, ou seja, apenas poucos anos atrás. Veja, no gráfico abaixo, a evolução dos carros entregues trimestralmente pela empresa.

Expectativa de que as vendas de carros atinjam 78.500 no 2T23
Fonte: Li Auto/ Reprodução

Apesar de todo esse sucesso, acreditamos que daqui a alguns anos a empresa estará maior, com melhores margens de lucro, por meio de eficiências de escala e uma demanda incessante por veículos híbridos e elétricos.

Fato é que para nós, mortais brasileiros, a realidade de termos um carro elétrico ainda está muito distante, mas na China isso é realidade.

Hoje, a China é responsável por praticamente metade das vendas mundiais de veículos híbridos e elétricos, com cerca de 4,4 milhões de veículos vendidos nessa categoria no ano passado, um aumento de 60% em relação ao período anterior.

Existem algumas razões para essa demanda por esse tipo de veículo no país, mas o fato é que essa transição de carros a combustão, para elétricos, ainda deve perdurar por anos, o que garante um mercado crescente no país.

Com tecnologia local e uma classe média crescente, as empresas chinesas, a exemplo da Li Auto, têm de tudo para aproveitar essa mega tendência e assim lucrar cada vez mais.

Esse é um bom exemplo do tipo de tese de investimento que procuramos no Nord Global, empresas bem-posicionadas em seus mercados, com diferenciais, demanda forte e crescente pelos seus produtos, pois com esses critérios em mente sabemos que a chance de os lucros serem crescentes são altas.

Como vocês já sabem, as cotações das ações seguem os resultados apresentados pelas empresas.

Se a empresa é cada vez mais lucrativa, a tendência é de que as ações se valorizem. No entanto, se a empresa só dá prejuízo, toma decisões erradas e queima dinheiro, aí as ações tendem a mostrar um desempenho ruim. Vale lembrar que para quase toda regra existem algumas exceções.

A Li Auto é um exemplo disso. Com resultados excelentes, volume de vendas e lucros crescendo, apenas neste ano as ações da empresa já se valorizam mais de 40%.

A hora é agora

Esse é apenas um exemplo de como você pode começar a investir no exterior e ter sucesso, mesmo que a economia dos Estados Unidos esteja desaquecendo.

Você não precisa ter exposição a apenas um país, ou um continente, estamos falando de um mundo inteiro de oportunidades.

Hoje, por conta de todas as mudanças tecnológicas que aconteceram, é extremamente fácil abrir uma conta de investimento no exterior.

Temos excelentes empresas brasileiras, como a Avenue, XP e Inter, que já disponibilizam a plataforma de investimentos no exterior para os usuários de varejo, como você e eu.

A abertura de conta é feita em questão de poucos minutos, o envio do dinheiro para o exterior pode ser feito pela própria plataforma, e em pouco tempo você pode comprar um pedacinho das melhores empresas do mundo.

Compartilhar