BIOM3 dispara +32% na bolsa após acordo para trazer similar do Ozempic ao Brasil

Biomm é uma farmacêutica brasileira que pesquisa, desenvolve, produz e comercializa medicamentos biotecnológicos e biossimilares

Danielle Lopes 17/04/2024 14:15 2 min Atualizado em: 17/04/2024 16:30
BIOM3 dispara +32% na bolsa após acordo para trazer similar do Ozempic ao Brasil

As ações da Biomm (BIOM3) operam em forte alta nesta quarta-feira, 17, após a companhia anunciar um acordo para distribuir no Brasil um medicamento similar ao Ozempic, da Novo Nordisk.

As ações da Biomm dispararam após o anúncio, com alta de mais de +30%, cotadas a R$ 14,70, no início da tarde.

 Ações da Biomm sobem +32% após anunciar acordo para produzir similar do Ozempic. Fonte: Bloomberg

O acordo com a indiana Biocon será possível quando vencer a exclusividade com a dinamarquesa Novo Nordisk, em julho de 2026.

O CEO da Biomm, Heraldo Marchezini, afirmou ao Valor que a empresa já vai submeter o pedido de registro do genérico à Anvisa para que o medicamento esteja pronto para lançamento no varejo assim que a patente expirar.

O que faz Biomm (BIOM3)

A Biomm é uma empresa farmacêutica brasileira que pesquisa, desenvolve, produz e comercializa medicamentos biotecnológicos e biossimilares. Seus esforços se concentram em áreas terapêuticas como diabete, oncologia, neurologia e medicina hospitalar. A empresa visa oferecer tratamentos inovadores e acessíveis para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

É hora de comprar BIOM3?

Quando a patente do Ozempic vencer no final de 2026, outros laboratórios poderão fornecer um biossimilar do medicamento.

Assim sendo, a Biomm pode não ter o mesmo sucesso financeiro da pioneira Novo Nordisk, já que terá que enfrentar uma concorrência mais intensa.

O setor farmacêutico é caracterizado pelos altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além de ser altamente dependente de um time que possui a expertise dos produtos a serem lançados. 

Com o aumento da competição, os investimentos em P&D (pesquisa e desenvolvimento) serão maiores, elevando o risco das teses no setor, bem como a retenção de talentos para produzir o medicamento.

A questão é quanto a Biomm terá de margem, uma vez que o princípio ativo do Ozempic não será tão limitado.

A alta das ações reflete, até o momento, a expectativa de que a companhia poderá ser vitoriosa na produção e na venda do medicamento. 

No entanto, outros grupos globais farão o mesmo, e achamos de grande risco investir em uma companhia difícil de ser avaliada, diante dos históricos recorrentes de prejuízo e Ebitda negativo, apenas por uma ‘aposta’ do mercado.

Ficamos de fora das ações da Biomm (BIOM3) e recomendamos que você faça o mesmo.

Tópicos Relacionados

Compartilhar