Por que a TSMC ainda é a melhor ação em semicondutores

Descubra por que a TSMC segue como a melhor ideia de investimento em chips e semicondutores para os próximos anos. Leia a análise completa

Henrique Vasconcellos 26/07/2025 07:00 4 min Atualizado em: 26/07/2025 11:41
Por que a TSMC ainda é a melhor ação em semicondutores

Se você ainda não conferiu a newsletter mais recente da Marilia sobre China ou do Bruce sobre vieses… confira. Ambas são “Masterclasses”. 

Os dois conteúdos trazem ideias excelentes para alocação de investimentos pensando em oportunidades para os próximos anos. Ideias que eu acredito que valem muito a pena ter exposição.

Mas aqui, hoje, trago uma ideia velha para você, na qual sigo acreditando ser a melhor das minhas ideias para os próximos anos. 

O Efeito Sweeney e o fascínio por “novas ideias”

Quem esteve antenado aos jornais e redes sociais provavelmente acompanhou a campanha que a American Eagle lançou junto à atriz Sydney Sweeney — saiu até no Brazil Journal. Uma campanha simples, que destaca as feições físicas da atriz e que resultou em um salto de US$ 200 milhões para a empresa. 

Meme efeito Sweeney. Fonte: Autor desconhecido

Infelizmente, eu não tenho a lista dos próximos trabalhos de marketing programados para a atriz, mas muita gente no mercado está atrás disso. 

Não digo particularmente da próxima empresa que irá usar a atriz em uma campanha, mas da próxima ideia que vai dar esse salto. 

“Henrique, você acha que a AMD pode ser a próxima Nvidia?”

“Henrique, existem oportunidades em computação quântica?”

Os temas quentes, novos, promissores. Aquela ideia que tem o apelo da Sydney Sweeney — cativante, sensual. 

Mas com zero fundamento. Propostas de valor para um futuro longínquo — que nem mesmo o mais arrogante futurólogo não ousa prever.

Dom Pérignon é um eterno clássico

Como sou um mero analista de empresas, me restrinjo às análises das… empresas! Balanços saudáveis, vantagens competitivas… todas essas coisas sem graça que a (esquecida) literatura de Graham defende.

Eu não sei quem vai ganhar as eleições no Brasil ou se isso vai gerar mudanças estruturais no país para atrair dinheiro de fora e fazer a Bolsa andar. 

Também não sei se daqui a 20 anos estaremos andando em carros elétricos chineses ou em cápsulas da Tesla autônomas. 

Mas sei que eu ainda vou abrir uma garrafa de Dom Pérignon para comemorar quando uma das minhas recomendações bater +100% de valorização. 

Eu não sei se, daqui a cinco anos, a Nvidia vai continuar sendo, com sobras, a melhor desenvolvedora de chips. Ou se a Microsoft ou Alphabet vão desenvolver um computador que irá destruir a blockchain do bitcoin. 

Mas sei que dificilmente uma empresa vai conseguir igualar a fabricação de máquinas de litografia que a ASML possui em menos de 10 anos.

Justamente por isso, eu ainda acho que a minha melhor ideia de investimento é a TSMC

TSMC: a base sólida da indústria de chips

Desde que recomendamos as ações da TSMC pela primeira vez no Nord Global, as ações já se valorizaram mais de +160% (sim, teve Dom Pérignon para comemorar).

A TSMC, ou Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, é a maior empresa do mundo dedicada exclusivamente à fabricação de semicondutores (no nome do mercado: foundry). A companhia goza de uma posição privilegiada na indústria, com uma participação de mercado na casa dos 60% no geral e acima de 90% quando se trata dos mais modernos e poderosos chips. 

Ao longo dos últimos anos, a TSMC vem se beneficiando de uma tendência de desverticalização dessa indústria. Empresas estão deixando de desenvolver e fabricar, concentrando-se apenas na parte do desenvolvimento, ao mesmo tempo que terceirizam a fabricação para foundries.

O crescimento de companhias que somente desenvolvem chips (como a Nvidia) tem impulsionado o crescimento de foundries ao longo dos últimos anos. A TSMC tem sido, com sobra, a mais beneficiada por esse processo.

Desempenho financeiro impressionante

Trimestre após trimestre, a empresa continua justificando a nossa preferência pela tese. Veja os resultados da TSMC no 2T25.

 Destaque dos resultados do 2T25. Fonte: TSMC, elaboração Nord Investimentos

Uma empresa que vale mais de US$ 1 trilhão, que cresce mais de 40% as receitas e mais de 60% o lucro na comparação anual — isso é simplesmente incrível. E o melhor de tudo é que ela segue barata. 

Valuation atrativo mesmo após valorização

A companhia negocia hoje a 20x lucro. Quando compramos suas ações pela primeira vez, ela negociava a 16x lucros. Ou seja, ganhamos +160% com a empresa ficando apenas +25% “mais cara”. 

Ideias simples, resultados extraordinários

Eu ouvi de um investidor muito mais inteligente do que eu que: “+120% dos ganhos que você vai ter com investimentos virão de ideias óbvias. Os -20% virão das ideias complexas”.

Eu não sei qual empresa será bem-sucedida em desenvolver a próxima geração de melhores chips (suspeito fortemente que seguirá sendo a Nvidia), mas sei que, muito provavelmente, serão fabricados pela TSMC.

 Meme feito com IA sobre possível propaganda da Intel com Sydney Sweeney. Fonte: X

Isso é… caso as competidoras não passem a usar a Sydney Sweeney em suas campanhas. 

Mas, me diga, você: qual é a ideia mais óbvia da sua carteira para os próximos anos?  Acredita que a TSMC manterá sua hegemonia em semicondutores?  

Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.