A alta do juro e o câmbio

Com o diferencial de juros voltando a ser relevante o carrego (carry) da posição de Dólar (USD) na carteira vale a pena?

Nord Research 09/03/2022 14:00 2 min
A alta do juro e o câmbio

Com o diferencial de juros voltando a ser relevante o carrego (carry) da posição de Dólar (USD) na carteira vale a pena?

Carry trade consiste em pegar dinheiro emprestado a taxas mais baixas e investir a taxas mais altas. Existem duas formas de fazer isso: (i) com prazo diferentes e (ii) com moedas diferentes. Basicamente um investidor internacional que faz carry trade está apostando que o diferencial de juros aqui compensa eventuais riscos de desvalorização cambial.

Por exemplo: hoje a taxa de juros aqui é de 10,75% ao ano, enquanto nos EUA está rodando perto de 0,18% ao ano. Assim, se daqui 12 meses o USD não estiver 10% (ou +) acima do atual, valeu a pena investir em BRL.

As operações de carry trade são conhecidas por terem assimetria negativa: na maior parte do tempo gera ganhos pequenos e ocasionalmente prejuízo grandes. Isso acontece porque a porta de saída é pequena e quando há um problema todos os investidores querem sair de uma vez, levando a uma desvalorização da moeda, amplificando as perdas.

A operação de carry com o Retal (BRL) foi muito lucrativa durante os anos 00s, quando o diferencial de juros era alto e nossa moeda se mantinha sob controle. No entanto quem fez essa operação nos últimos 10 anos acabou se dando mal, terminando com menos USD que começou.

Um investidor que investiu USD 1.000 no Brasil ao final de 2011, terminou 2021 com apenas USD 750 dólares. Para um mesmo investimento rendendo Fed Funds Effective Rate, o overnight americano, o valor ao fim de 2021 era de USD 1.066

Gráfico 1

Mesmo o investidor que comprou BRL no fundo do poço, ao final de 2015 (antes de sabermos do impeachment), chegou a ganhar bastante dinheiro (batendo +1.500 USD) mas terminou 2021 praticamente empatado, com USD 1.061.

Gráfico 2

As operações de carry são mais táticas do que estruturais. Para um carry funcionar a longo prazo é preciso que o país tenha equilíbrio fiscal e ganhos de produtividade.

Para o investidor brasileiro a análise pode ser parecida (deixar dinheiro em USD onde a taxa de juros é bem mais baixa ou deixar em BRL?!) mas existe uma questão a mais: O dólar costuma ser descorrelacionado com outros ativos de risco e funcionam como um seguro para o portfólio.

Levando em consideração o cenário incerto local (fim do teto, populismo e eleições) mais o cenário externo (alta da inflação e juros internacionais), quem não tem posição internacional deveria aproveitar a recente valorização do BRL para investir estruturalmente no exterior.

Guilherme Guntovitch

Tópicos Relacionados

Compartilhar