Nova carteira do IFIX, privatização da Eletrobras e adiamento de encargos

Os mercados mundiais abrem em alta nesta terça-feira, 4, apesar de preocupações com a ômicron

Nord Research 04/01/2022 12:41 6 min
Nova carteira do IFIX, privatização da Eletrobras e adiamento de encargos

Nord Insider

Olá,

Os futuros americanos e as bolsas europeias operam em alta na manhã desta terça-feira, 4, apesar das preocupações com o recorde de diagnósticos de Covid-19, que nos últimos sete dias quase dobraram em relação à semana anterior.

Ontem, 3, os índices de ações em Nova York voltaram a bater recordes, enquanto no Brasil as incertezas com a economia derrubaram o Ibovespa, que recuou -0,86 por cento.

Na agenda econômica, o destaque de hoje fica por conta do índice do Instituto de Gerência e Oferta (ISM, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor industrial dos Estados Unidos de dezembro.

Boletim Focus: projeção do PIB de 2022 tem leve queda

No primeiro Boletim Focus de 2022, as expectativas do mercado financeiro para o crescimento do país – que já eram baixas – ficaram levemente piores. A alta esperada para o Produto Interno Bruto (PIB) passou de +0,42 por cento para +0,36 por cento este ano.

Assim, o mercado joga ainda mais para baixo as estimativas de crescimento econômico. Anteriormente, tínhamos visto algumas instituições financeiras prevendo um PIB negativo para 2022.

O analista de renda fixa, Christopher Galvão, ressaltou que a atividade brasileira deve sofrer neste ano diante da combinação de três fatores: dados fracos após o primeiro trimestre de 2021, risco fiscal que ameaça o teto de gastos e juros altos para tentar controlar a inflação — o que desaquece ainda mais a economia.

A projeção para a Selic foi mantida em +11,50 por cento no fim deste ano, enquanto para o fim de 2023 a expectativa continuou em +8 por cento.

Em relação ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), as expectativas para 2022 permaneceram estáveis em +5,03 por cento, sendo que o centro da meta a ser perseguida pelo Banco Central (BC) é de +3,50 por cento. Para 2023, a projeção é de inflação de +3,41 por cento (meta de +3,25 por cento), enquanto para 2024 as expectativas estão exatamente na meta de +3,00 por cento.

Observando os dados acima, concluímos que a meta de inflação para o ano de 2021 dificilmente será alcançada. Com isso, acreditamos que o foco do BC deverá ser evitar um aumento das projeções de inflação, de modo a ancorar as expectativas para os próximos anos em torno das metas.

Distribuidoras de energia pedem socorro financeiro bilionário


Sem previsão para a captação de recursos com os bancos, distribuidoras de energia pediram à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o adiamento do pagamento de encargos que somam 5 bilhões de reais por mês em taxas.

Os recursos serão voltados para garantir a segurança do sistema até que o empréstimo seja concretizado.

Entenda a operação de crédito

Em decorrência de medidas adotadas pelo governo para enfrentar a crise hídrica e evitar um racionamento, além de apagões, as empresas do setor enfrentaram altos custos de compra de energia nos últimos meses.

O que falta para ser aprovado?

O socorro financeiro está previsto em uma medida provisória (MP) editada pelo governo federal, porém é necessária a publicação de um decreto presidencial que detalhe as condições do financiamento.

Na visão do nosso analista de ações Guilherme Tiglia, é pouco provável que Brasília deixe o setor elétrico colapsar, ainda mais em ano eleitoral, mas é um risco que não podemos descartar. Caso seja imprescindível a adoção da medida para a integridade do sistema, acreditamos que será aprovada.

De acordo com o Estadão/Broadcast, a discussão está prevista para ser encerrada apenas em março. Caso a Aneel aceite o acordo, as empresas ficarão sem pagar as taxas até abril deste ano.

“No Brasil até o passado é incerto”


A privatização da Eletrobras (ELET3 e ELET6), prevista para maio deste ano, ficou de fora do Orçamento de 2022. A sinalização é que os parlamentares não apostam na venda da estatal em ano de eleições gerais.

Contra o tempo…

No momento, o déficit previsto para o último ano de governo do presidente Jair Bolsonaro é de 79,3 bilhões de reais em 2022. Contudo, o subsecretário de Planejamento Estratégico da Política Fiscal, David Rebelo Athayde, disse ao Estadão que o governo pode arrecadar 23,5 bilhões de reais com a venda de participação na empresa.

Entraves

O relator do processo de privatização da Eletrobras no Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Aroldo Cedraz, apontou em seu voto uma série de problemas no processo referentes à desestatização.

O BNDES reagendou a audiência pública marcada para discutir o processo de privatização da Eletrobras para amanhã, dia 5.

Nova composição do IFIX


Passou a valer ontem, 3, a nova carteira teórica do IFIX, Índice dos fundos imobiliários mais negociados na B3. Seis FIIs passaram a participar do IFIX e cinco deixaram de fazer parte.

Sobre as novidades do IFIX, o nosso analista de fundos imobiliários Marx Gonçalves avalia que o fundo Valora Hedge Fund (VGHF11) é um ativo novo e com uma proposta bastante ampla. Ele investe em cotas de FII, CRIs, FIDCs, entre outros tipos de investimentos que permitem ao fundo navegar nos diversos ciclos de mercado.

O mesmo vale para o Suno Fundo de Fundos (SNFF11), que embora tenha menos de um ano de existência, passou a compor o IFIX.

A nova composição do IFIX inclui ainda as participações dos fundos imobiliários NCH EQI High Yield (EQIN11), que tem perfil “high yield”, AF Invest CRI (AFHI11), BlueMacaw Logística (BLMG11) e HSI Ativos Financeiros (HSAF11).

Em relação às trocas na carteira, saíram CSHG Prime Offices (HGPO11) e Rio Bravo Renda Educacional (RBED11), sendo que o primeiro é um fundo de gestão passiva.

Além desses, deixaram de fazer parte os fundos Pátria Edifícios Corporativos (PATC11), RB Capital (RFOF11) e Continental Square Faria Lima (FLMA11), de acordo com os dados divulgados pela B3.

No primeiro pregão do ano, o IFIX encerrou em queda de -0,56 por cento, aos 2.789 pontos. O portfólio será mantido até o dia 29 de abril de 2022.

Relevante agora

Ações da Evergrande são suspensas na Bolsa de Hong Kong

A titã chinesa Evergrande anunciou a suspensão da negociação de suas ações na Bolsa de Hong Kong ontem, 3, sem detalhar os motivos para tal decisão. Porém, o anúncio ocorreu após a mídia local ter informado que a imobiliária terá que demolir 39 edifícios na província de Hainan.

Segundo as autoridades de Hainan, as licenças para a construção dos prédios teriam sido conseguidas ilegalmente. Por esse motivo, a Evergrande foi condenada a demolir as construções num prazo de dez dias.

Com dívidas até a tampa com investidores, bancos, fornecedores e famílias que compraram apartamentos inacabados, o conglomerado passa por uma crise financeira desde setembro do ano passado.

Plano de reembolso

A incorporadora chinesa manifestou a intenção de reembolsar parte dos investidores individuais que compraram seus produtos de gestão patrimonial. Para isso, a Evergrande Wealth informou que apresentará um novo plano de pagamento em março.

Em meio a esse cenário, as vendas da Evergrande caíram -99 por cento e os papéis despencaram -89 por cento no ano passado.

Tópicos Relacionados

Compartilhar